Hoteleiros esperam Páscoa com melhores taxas de ocupação e receitas

Unidades de alojamento das regiões do Alentejo e Açores são as mais pessimistas. Lisboa e Norte com melhores expectativas.

Foto
Cerca de 63% dos inquiridos acreditam que a Páscoa vai ser mais rentável Daniel Rocha

As unidades hoteleiras esperam conseguir melhores taxas de ocupação por quarto e receitas superiores às do ano passado durante o período de 17 e 21 de Abril.

Um inquérito feito pela Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) em 508 hotéis mostra que 48% dos inquiridos acredita que vai conseguir ocupar mais quartos esta Páscoa, enquanto 40% afirmam que a ocupação será idêntica à do ano passado. Ao mesmo tempo, 12% acredita que será inferior.

Em relação às receitas totais, as expectativas são melhores: 63% diz que vai ser uma Páscoa mais rentável, enquanto 21% diz que vai manter os mesmos níveis. O preço médio por quarto disponível será melhor para 58% das unidades hoteleiras.

No que respeita ao preço médio por quarto disponível, 58% das unidades hoteleiras inquiridas espera uma melhoria de preços, 23% conta com valores idênticos e 15% das unidades considera que o preço médio por quarto vendido vai ser inferior.

Analisando os dados por regiões, há mais optimismo em Lisboa (58%) e no Norte (56%) quanto à melhoria das taxas de ocupação. Pelo contrário, na região Centro (42%), Alentejo (47%) e Algarve (55%) os hoteleiros referem que terão o mesmo número de quartos ocupados em comparação com a Páscoa de 2013. Nos Açores, a percentagem de inquiridos que antevê melhores taxas é igual à dos que não antecipam bons resultados.

“Nos dois últimos anos, as respostas obtidas neste inquérito revelaram uma tendência negativa. Ao contrário, este ano, os hoteleiros estão optimistas, sendo que alguns prevêem mesmo esgotar neste período”, comenta Cristina Siza Vieira, presidente da Direcção Executiva da AHP.

Sugerir correcção
Comentar