Grécia regressa aos mercados na quinta-feira

Emissão de 2500 milhões de euros de dívida a cinco anos está já a ser preparada. Taxas a dez anos caíram abaixo de 6% nos mercados.

Foto
Antonis Samaras, primeiro ministro da Grécia

A Grécia vai realizar a sua primeira emissão de dívida pública de longo prazo desde o início da crise esta quinta-feira, noticia hoje a agência Reuters.

A informação, que foi avançada também por outras agências noticiosas internacionais, foi obtida junto de três fontes do governo grego e dos mercados, que não são identificadas.

A Grécia deverá tentar emitir, segundo a notícia, 2500 milhões de euros de títulos de dívida a cinco anos. “Será um grande sucesso se a taxa de juro ficar abaixo de 5,3%”, afirmou à Reuters um responsável do Governo liderado por Antonis Samaras. A operação será realizada através de um sindicato bancário, à semelhança do que tem sido feito por Portugal nas operações de emissão de dívida de longo prazo que realizou desde a chegada da troika ao país.

A Grécia tem assistido, à semelhança do que ocorre com os outros países da zona euro, a uma descida significativa das taxas de juro a que são trocadas as suas obrigações de tesouro nos mercados. Na maturidade a dez anos, a taxa caiu esta quarta-feira de manhã pela primeira vez desde 2010 abaixo da barreira dos 6%.

Na emissão de dívida, mesmo que bem-sucedida, as taxas de juro suportadas pelo Estado grego serão substancialmente mais altas do que as que são actualmente praticadas nos empréstimos da troika.

Sugerir correcção
Comentar