Governo invoca interesse público para travar providência cautelar dos trabalhadores do fisco

Lei que aumenta o tempo de trabalho semanal das 35 para as 40 horas entra em vigor no próximo sábado.

Foto
Cortes nas pensões de reforma, não nas que estão em pagamento, mas no futuro, é o que prometem tanto a coligação de direita como o PS Fernando Veludo

O Ministério das Finanças enviou esta quinta-feira para tribunal a resposta à providência cautelar interposta pelos trabalhadores dos impostos, invocando o interesse público da medida que aumenta o tempo de trabalho semanal para as 40 horas.

O Governo pretende assim travar as providências cautelares que esta semana foram interpostas junto do Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) de Lisboa por sindicatos que representam os trabalhadores do fisco, nomeadamente o Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI), a Frente Sindical para a Administração Pública (FESAP), o Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) e o Sindicato dos Oficiais de Justiça (SOJ).

O PÚBLICO sabe que a resposta enviada nesta quinta-feira pelas Finanças pretende travar os efeitos suspensivos da providência cautelar do STI (a primeira a dar entrada em tribunal). Fonte da direcção do sindicato confirmou que os seus serviços jurídicos receberam ao final da tarde a notificação do recurso apresentado pelo Ministério das Finanças.

O fundamento do recurso é o do interesse público da medida, estando em causa, na argumentação do Governo, aspectos como a possibilidade de reduzir os encargos com o funcionamento dos serviços e de melhorar o atendimento aos cidadãos.

O STI defende que o diploma que prevê o aumento dos tempos de trabalho é inconstitucional e representa uma sobrecarga numa altura de agravamento da “falta de condições de trabalho” e “de total desorientação da tutela em relação a estes trabalhadores”.

Ao abrigo da Lei 68/2013, de 29 de Agosto, que entra em vigor no próximo sábado, o período normal de trabalho dos trabalhadores em funções públicas é de “oito horas por dia e quarenta horas por semana”, um regime que “tem natureza imperativa e prevalece sobre quaisquer leis especiais e instrumentos de regulamentação colectiva de trabalho”. O período de atendimento ao público dos serviços deve, tendencialmente, ter a duração mínima de oito horas diárias e abranger o período da manhã e da tarde.

O diploma, que aumenta de 35 para 40 horas o tempo de trabalho dos funcionários públicos, será analisado pelo Tribunal Constitucional que já recebeu pedidos de fiscalização sucessiva do PS e também do PCP, Bloco de Esquerda e PEV.
 

Sugerir correcção
Comentar