Galp aumentou produção de petróleo em período de recordes no Brasil

Campo Lula, onde estão os maiores projectos da Galp, liderou produção brasileira de petróleo e gás em Agosto.

Foto
A Galp é parceira da Petrobras nos projectos de exploração e produção nas águas ultraprofundas da bacia de Santos REUTERS/PETROBRAS/Steferson Faria

A produção de petróleo da Galp subiu 55,7% no terceiro trimestre, num período em que o Brasil registou novos recordes de produção, impulsionado pelo campo Lula, onde a Galp tem os principais projectos. De acordo com os dados operacionais preliminares divulgados esta segunda-feira pela petrolífera, no terceiro trimestre produziram-se 43,9 mil barris de petróleo equivalente por dia (kboepd), que comparam com os 28,2 mil barris registados no mesmo período de 2014.

Se a produção net entitlement (aquela a que a empresa tem direito depois de pagar os impostos devidos aos Estados concessionários) subiu 55,7% face ao homólogo e 7,5% face ao trimestre anterior, a produção total (ou working interest) subiu 43,7% face ao terceiro trimestre de 2014 e 4,2% face aos três meses anteriores. Segundo os dados enviados à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), atingiu 45,7 mil barris diários.

São valores que se devem essencialmente aos resultados dos projectos em águas ultraprofundas na costa brasileira. Em Outubro do ano passado entrou em funcionamento a terceira unidade flutuante de produção e armazenagem (FPSO) no Brasil, a cidade de Mangaratiba. Já este ano, em Julho, foi a vez da quarta unidade, a cidade de Itaguaí, começar a produzir. São projectos de produção no campo Lula, no pré-sal da bacia de Santos (litoral de São Paulo), que, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil (ANP), atingiu em Agosto o estatuto de maior produtor de petróleo e gás do Brasil.

Segundo a ANP, a produção do campo Lula superou a do campo Roncador, na Bacia de Campos, no litoral norte do Rio de Janeiro. “Lula produziu em média 368 mil barris de petróleo por dia, contra 363 Mbbl/d em Roncador”, revelou o instituto brasileiro responsável pelas concessões petrolíferas. Além de ter sido o maior produtor de petróleo, o campo Lula foi também o que produziu maior quantidade de gás natural, uma média de 16,6 milhões de m³/d, segundo a ANP.

Estes valores contribuíram para que o Brasil registasse um recorde de produção de petróleo e de gás natural em Agosto. A produção total de petróleo no Brasil aproximou-se dos 2,547 milhões de barris por dia, acima do recorde de Dezembro de 2014, quando foram produzidos 2,497 milhões de barris diários. No gás natural produziram-se 99,2 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d), ultrapassando os 96,6 milhões de metros cúbicos registados em Janeiro.

Quedas na venda ao consumidor
Neste resumo de dados operacionais preliminares enviados à CMVM a Galp dá conta também de um aumento na actividade de refinação, com as duas refinarias (Sines e Matosinhos) a aumentarem a quantidade de produtos processados em 17,5% face ao terceiro trimestre de 2014, para um total de 29.814 mil barris de petróleo equivalente.

Mas se as vendas totais de produtos petrolíferos aumentaram 8,7% face ao homólogo (e 2,4% face ao segundo trimestre), já as vendas a clientes directos recuaram 0,6% (embora tenham subido 2,6% relativamente ao segundo trimestre). Sem adiantar as margens de refinação atingidas no terceiro trimestre, a Galp recorda que a margem de referência internacional cifrou-se nos 6,2 dólares por barril, num contexto em que a cotação média do Brent esteve nos 50,5 dólares.

Também no caso do gás natural as vendas a clientes directos registaram uma quebra de 3,4% em termos homólogos (ainda que com uma melhoria de 1,6% face ao segundo trimestre). As vendas totais de gás subiram 13,5% na comparação anual e 2,1% na comparação trimestral, com a actividade de trading (vendas internacionais) a crescer 36,3% no homólogo e 2,7% no trimestre.

Sugerir correcção
Comentar