FMI aprovou oitava tranche do empréstimo da troika a Portugal

Valor ascende a 657 milhões de euros.

Foto
Christine Lagarde, presidente do FMI Foto: Alex Wong/Getty Images/AFP

O Fundo Monetário Internacional (FMI) aprovou nesta quarta-feira a sétima avaliação da troika a Portugal e libertou o pagamento da oitava 'tranche' do empréstimo acordado, informou o fundo.

A oitava tranche aprovada ascende a 657,47 milhões de euros.

Em comunicado emitido nesta quarta-feira, a instituição liderada por Christine Lagarde esclarece que a conclusão da sétima avaliação permite o desembolso imediato de 574 milhões de dólares (ou 657,47 milhões de euros), elevando os montantes já desembolsados pelo FMI para os 19.700 milhões de dólares (ou 22.550 milhões de euros).

O conselho de administração do Fundo aprovou também o pedido de alteração dos critérios de desempenho para o final de Junho deste ano, apresentado por Portugal, refere o comunicado.

A sétima avaliação ao Programa de Assistência Económica e Financeira (PAEF) de Portugal foi a mais longa desde o início da intervenção, há cerca de dois anos.

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, apresentou os resultados deste exame regular da troika de credores internacionais (FMI, Comissão Europeia e Banco Central Europeu) a 15 de Março, mas o FMI só hoje debateu esses resultados e Bruxelas só deverá fazê-lo nas reuniões do Eurogrupo e do Ecofin a 20 e 21 de Junho.

Quando o ministro das Finanças apresentou os resultados da sétima avaliação regular, a 15 de Março, faltavam ainda duas acções prévias para que o processo fosse concluído: a apresentação do quadro plurianual de despesa, que foi incluído no Documento de Estratégia Orçamental, e a apresentação de cortes na despesa.

Foram precisos quase dois meses para concluir estas acções e só a 13 de Maio, de acordo com Vítor Gaspar, é que tal foi possível.

Neste dia, o ministro das Finanças apresentou os resultados do sétimo exame da troikanbsp;ao Eurogrupo.

Espera-se agora que a aprovação das conclusões desta última avaliação permita a extensão das maturidades dos empréstimos oficiais europeus, sendo concedidos, em média, mais sete anos.

Os empréstimos do FMI fazem parte do acordo realizado entre Portugal, o Fundo, a Comissão Europeia e o Banco Central Europeu, a 20 de maio de 2011.

No total, Portugal vai receber 78 mil milhões de euros da troika, ao longo de três anos
 

Sugerir correcção
Comentar