Europa “não é só troika, também é solidariedade”, diz vice-presidente da Comissão, em Lisboa

Portas diz que é hora de se olhar “com atenção” para Portugal e investir no país, que defende ter começado a dar sinais “consistentes” de recuperação.

Foto
Paulo Portas Nuno Ferreira Santos

O vice-presidente da Comissão Europeia, Antonio Tajani, disse nesta quinta-feira que “a Europa não é só sacrifícios, não é só troika, […] também é solidariedade, e que tem “o dever de contribuir para o crescimento de Portugal”.

“Estamos aqui porque queremos fortalecer a economia portuguesa. Estou aqui com pequenas e médias empresas da Europa, da China, do Brasil, dos Estados Unidos, todos para reforçarmos em conjunto a economia portuguesa”, disse Tajani, citado pela Lusa, na conferência Estratégia para o Crescimento Europa 2020.

O vice-presidente da Comissão Europeia, que também tem o pelouro da Indústria e Empreendedorismo, respondia assim ao vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, que, na intervenção de abertura, tinha defendido que “é hora de olhar com muita atenção para Portugal e investir em Portugal, desde que Portugal também faça o seu trabalho de casa para ser competitivo para investir”.

Referindo-se aos “factos de viragem do ciclo económico” que tornam possível ter “uma confiança moderada” nas empresas e na economia portuguesa, Paulo Portas considerou existirem sinais de recuperação económica “consistentes e animadores” e destacou como factores de atractividade do país a localização estratégica, a sua relação privilegiada com países como Angola, Moçambique e Brasil, as boas infra-estruturas viárias e de telecomunicações e os recursos humanos qualificados. O vice-primeiro-ministro descreveu ainda um país de gente trabalhadora, com sol, mar e boa gastronomia, onde não falta sequer “o melhor azeite do mundo” (isto dito em italiano, língua materna de Tajani).

Antonio Tajani, que está em Lisboa numa visita de dois dias em que se fez acompanhar por uma delegação de 200 representantes de empresas estrangeiras, garantiu estar “optimista, pois a situação hoje em dia em Portugal é muito melhor do que há um ano”. O vice-presidente da Comissão Europeia vai encontrar-se na sexta-feira com o Presidente da República para debater a questão da crise e “a necessidade de políticas para o crescimento que visem o relançamento da procura interna europeia e a competitividade industrial”, revelou um comunicado da Comissão Europeia.

O evento Estratégia para o Crescimento Europa 2020 resulta de uma parceria da Comissão Europeia com o Governo português, e é organizado pelo IAPMEI, através da Rede Enterprise Europe Network, e da AICEP, explicou ao PÚBLICO fonte oficial do IAPMEI.

Na sessão de networking empresarial que se realizará na sexta-feira, estão inscritas cerca de 700 empresas portuguesas e estrangeiras. Estão agendados cerca de 1800 encontros de negócios bilaterais, acrescentou a mesma fonte.

Sugerir correcção
Comentar