Europa já pode “abrandar o ritmo de consolidação”, diz Olli Rehn

Comissão Europeu para os Assuntos Económicos defende que é altura de pensar no crescimento e no emprego.

Foto
Comissário europeu destacou caso português por causa do aumento das exportações AFP PHOTO / JOHN THYS

O comissário europeu para os Assuntos Económicos afirmou nesta quinta-feira que “a Europa pode dar-se ao luxo de abrandar o ritmo de consolidação”. Numa apresentação, no Parlamento Europeu, Olli Rehn defendeu que agora é altura de pensar no crescimento e no emprego.

“Reduzimos para metade os nossos défices nos últimos dois, três anos, e podemos agora permitir-nos abrandar o ritmo de consolidação”. A Europa deve focar-se “na qualidade das medidas amigas do crescimento”, afirmou, em Estrasburgo.

Olli Rehn, que apresentou no Parlamento o documento “Análise anual do crescimento”, publicado na semana passada pela Comissão Europeia, considera que os países europeus “entraram numa fase de recuperação e estão, gradualmente, a reduzir os desequilíbrios acumulados antes da crise”. O comissário europeu destacou os casos de Portugal, Espanha e Irlanda, considerando que estão a revelar uma recuperação por via das exportações.

O comissário europeu fez referência às previsões económicas de Outono da Comissão Europeia, afirmando que “mostram que a Europa está num ponto de viragem económica”. Em meados de Novembro, o Eurostat revelou que o PIB da Europa a 17 cresceu 0,1% entre Julho e Setembro, face ao trimestre anterior. Já a Europa a 28 cresceu 0,2%, abaixo dos resultados registados entre Abril e Junho (0,3%).

Sugerir correcção
Comentar