Estado com défice de 31,4 milhões em Janeiro

Governo explica défice com antecipação de contribuição para a União Europeia.

Foto
Reunião foi marcada para o Ministério das Finanças Sara Matos/Arquivo

O défice conjunto da administração central e da Segurança Social foi de 31,4 milhões de euros, em Janeiro, de acordo com a informação divulgada nesta sexta-feira pela Direcção-Geral do Orçamento. O valor apurado compara com o saldo positivo de 290,7 milhões de euros que foram registados no primeiro mês do ano passado.

O desempenho é diferente nos dois subsectores. Enquanto a administração pública fechou o mês com um valor negativo de 172 milhões de euros (saldo positivo de 164 milhões em Janeiro de 2012), a Segurança Social apresentou um excedente de 141 milhões de euros (abaixo dos 229 milhões de euros do período homólogo).

O défice da administração, explicou ontem o Ministério das Finanças, está influenciado pelo facto de ter sido antecipado para Janeiro o pagamento de uma contribuição financeira para União Europeia, que só deveria realizar-se este mês e que ascende a 336 milhões de euros. Do lado da Segurança Social, a execução financeira foi afectada, afirma o ministério, pela evolução das contribuições sociais e pelo subsídio de desemprego. 
 

Sugerir correcção
Comentar