Encargos com PPP em Portugal são os segundos mais elevados da Europa

Crédito mal parado pesa 1,50% do PIB, o terceiro mais elevado da Europa.

Foto
Só a Grécia tem gastos com PPP mais elevados do que Portugal Nelson Garrido

Os encargos com Parcerias Público-Privadas (PPP) em Portugal valem 5,12% da riqueza nacional, o segundo valor mais alto entre os países membros da União Europeia.

Pela primeira vez o Eurostat publicou informações sobre as responsabilidades contingentes, que incluem garantias estatais, responsabilidades extrapatrimoniais relacionadas com PPP e responsabilidades de entidades governamentais classificadas fora do sector das administrações públicas (empresas públicas).

Na lista divulgada nesta terça-feira, a Grécia surge em primeiro lugar com um peso de 6,58% no PIB das despesas dos contribuintes com PPP. Segue-se Portugal e Chipre, com 4,85%. A Hungria apresenta um encargo de 2,18%, estando a alguma distância do Reino Unido, com 1,85% de peso no PIB. Segue-se a Eslováquia com 1,44%. Todos os restantes Estados-membros apresentam encargos abaixo de 1%, com a Bulgária, a República Checa, França, Lituânia, Luxemburgo ou Suécia a demonstrar qualquer valor.

As responsabilidades contingentes são assim designadas por serem potenciais e não reais. Os créditos mal parados, por exemplo, podem implicar uma perda potencial para o Estado caso não sejam pagos. Neste indicador, Portugal é o terceiro país da UE com maior peso no PIB: 1,50%, atrás da Irlanda (que exige um peso de 11,40% do mal parado na riqueza do país) e da Eslovénia (2,83%).

Quanto ao endividamento das empresas públicas, representam 51,79% no PIB, o quinto valor mais elevado da Europa. Neste indicador, lidera a Alemanha, onde o passivo das empresas públicas ultrapassa os 126% do PIB. Também a Holanda ostenta um peso de 107%.

Sugerir correcção
Ler 6 comentários