Emirates cancela encomenda com a Airbus de 16 mil milhões de dólares

Cancelamento foi considerado o maior até à época na história da companhia europeia.

Foto
Está previsto que o Airbus A350 entre em serviço até ao final deste ano. AFP PHOTO / ERIC CABANIS

A Emirates, principal transportadora aérea dos Emirados Unidos (EAU), cancelou, esta quarta-feira, a encomenda que tinha feito à companhia aeroespacial Airbus. O acordo estava avaliado em 16 mil milhões de dólares (cerca de 12 mil milhões de euros) e incluía a compra de 70 aviões de passageiros, A350.

Esta decisão da companhia dos Emirados Unidos ficará assinalada na história da Airbus como o maior cancelamento até à data na companhia, noticiou esta quarta-feira o Financial Times. O pedido cancelado pela Emirates correspondia a 9% das encomendas do recente Airbus A350. Com a invalidação deste pedido, a Airbus perde a segunda maior encomenda deste novo modelo. 

O Financial Times adianta ainda que a Emirates anunciou, em Novembro do ano passado, que tinha intenções de comprar 150 aviões da Boeing, concorrente directo da Airbus.  

De acordo com o mesmo jornal, a companhia europeia confirma que a Emirates decidiu cancelar a encomenda que tinha feito de 70 aeronaves, acrescentando que “a decisão segue uma série de discussões entre as duas companhias” que beneficiam de uma longa relação.

A Emirates declarou que “o contrato que foi assinado em 2007, para a compra dos 70 aviões A350, tinha finalizado” e que a empresa se encontra a “rever os requisitos da sua frota”.

O novo modelo Airbus A350 wide-body é um avião de longo alcance que nasceu para competir com os Boeing 787 e 777 e está previsto que entre em serviço até ao final do ano. A Qatar Airways será a primeira companhia aérea a operar a aeronave.

O acordo entre as duas companhias remonta a 2007, altura em que acordaram que a Emirates iria comprar 50 aviões A350-900s (versão mais pequena da aeronave) e 20 A350-1000s, a versão maior. Estava previsto que os aviões fossem entregues até 2019.

A companhia aérea dos Emirados é o maior operador do Airbus A380 superjumbo. Em Novembro do ano passado, a companhia encomendou mais 50 aviões desse modelo no Dubai. Para além do A380, o Boeing 777 é a outra aeronave que compõe maioritariamente a frota da Emirates.

 

 

Sugerir correcção
Comentar