Défice público foi de 6% do PIB no primeiro trimestre

Resultado fica acima da meta de 4% para o total do ano, mas é mais baixo do que os 10% do primeiro trimestre do ano anterior.

Foto

O défice público registado em Portugal durante o primeiro trimestre deste ano foi de 6% do PIB, revelou esta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Estes são os primeiros dados oficiais publicados para este período utilizando a metodologia aplicada pelo Sistema Europeu de Contas, aquele que conta para a avaliação do cumprimento das metas com que o Estado português se comprometeu junto das autoridades europeias e da troika.

O valor de 6% registado durante os primeiros três meses do ano fica acima da meta de 4% projectada pelo Governo para a totalidade deste ano, o que significa que, no resto de 2014, este resultado terá de ser compensado com défices mais baixos, de modo a que o objectivo seja atingido.

No entanto, é de notar que, olhando para a série histórica dos saldos orçamentais em Portugal, se verifica que o primeiro trimestre de cada ano é aquele em que normalmente o défice é mais elevado. No ano passado, o valor registado foi de 10% do PIB, o que não impediu que, também com a ajuda de receitas extraordinárias, se registasse um défice de 5% no total do ano.

O INE, na nota publicada esta sexta-feira, afirma que a redução do défice do primeiro trimestre de 2014 face a igual período do ano passado se deveu, do lado da despesa, a “uma diminuição da despesa corrente, destacando-se a redução significativa das despesas com pessoal”, que compensou “o aumento do consumo intermédio e dos subsídios”.

Do lado da receita, o INE diz que “a generalidade das componentes registou crescimento, destacando-se o aumento das receitas de impostos”.

Sugerir correcção
Comentar