BCE mantém taxas de juro

Principal taxa a que o BCE empresta dinheiro aos bancos continua nos 0,5%

Foto
Responsáveis do BCE reuniram-se hoje

O conselho de governadores do Banco Central Europeu (BCE) decidiu nesta quinta-feira, sem surpresas, não alterar as taxas de juro que utiliza nas suas operações.

A principal taxa de refinanciamento do BCE fica assim no mínimo histórico de 0,5%, ao passo que a taxa marginal de financiamento e a taxa marginal de depósito continuam em 1% e 0%, respectivamente.

A generalidade dos analistas estava a apostar na manutenção das taxas de juro na reunião deste mês do conselho de governadores, apesar de a economia da zona euro continuar a dar sinais de fragilidade.

Ao início desta tarde, o presidente do BCE irá dar em conferência de imprensa as suas explicações para esta decisão. A maior expectativa está centrada, contudo, nos sinais que Mario Draghi poderá dar relativamente a uma eventual aplicação de novas medidas de estímulo à economia de carácter extraordinário.

Em Junho, o líder do banco central afirmou que não colocava de lado a hipótese de adopção de uma política mais agressiva para resolver os problemas de concessão de crédito que se verificam em vários países da zona euro, apesar das taxas de juro directoras estarem ao nível mais baixo desde a criação do euro.  
 

Sugerir correcção
Comentar