BCE admite alargar programa de compra de activos

Medida é motivada pela instabilidade nos mercados e baixa do preço das matérias-primas que ameaçam perturbar meta da inflação.

Foto
Peter Praet não é o primeiro responsável do Banco Central Europeu a admitir o prolongamento do programa. Enric Vives-Rubio

O Banco Central Europeu (BCE) admite vir a alargar e prolongar o programa de compra activos para ationgir a meta de inflação, disse nesta quarta-feira aos jornalistas Peter Praet, membro do conselho executivo do banco.

A posição do banco decorre da volatilidade dos mercados bolsistas e da baixa dos preços das matérias-primas, que ameaçam perturbar a meta de inflação do BCE estabelecida em 2%, quando os dados de Julho mostram que a inflação está em 0,2%.

Citado pela Reuters, aquele que também é o economista chefe do BCE, disse aos jornalistas que “não deve haver ambiguidade quanto à vontade e capacidade do conselho de governadores para agir caso seja necessário”.

"Os desenvolvimentos mais recentes na economia mundial e nos mercados de matérias-primas aumentaram o risco de se atingir uma trajectória para uma inflação próxima de 2%", afirmou Peter Praet.

Segundo o responsável, o programa de compra de activos confere “suficiente flexibilidade para o fazer em termos de dimensão, composição e duração do programa”.

Já na terça-feira, o vice-presidente do BCE, Vítor Constâncio, tinha dito que o banco continuará a aplicar o programa de compra de activos lançado em Março até ao fim (previsto para Setembro de 2016), não descartando a implementação de novas medidas.

O programa da instituição liderada por Mario Draghi prevê a compra de dívida pública e privada até 60 mil milhões de euros por mês para combater a deflação.

O BCE já tinha avisado que os desenvolvimentos na China podem ter um impacto maior que o esperado na conjuntura europeia, dada a relevância da segunda maior economia global no comércio internacional.

Na próxima semana terá lugar uma nova reunião de política monetária do BCE. 

Sugerir correcção
Comentar