Avarias de telemóveis e portabilidade motivam maioria das queixas à Anacom

Serviço móvel motivou a maioria das queixas enviadas à entidade reguladora das Comunicações no primeiro trimestre.

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A Anacom - Autoridade Nacional de Comunicações recebeu 17.427 reclamações sobre serviços de comunicações electrónicas no primeiro trimestre de 2014, o que traduz um aumento de 18,6% face às 14.682 queixas recebidas no período homólogo. O serviço móvel foi o mais reclamado, reunindo 4906 queixas (28% do total).

Segundo uma nota divulgada esta sexta-feira pelo regulador das comunicações, o número de queixas do serviço móvel cresceu 43,7% face ao período homólogo, sendo as avarias dos equipamentos os principais motivos de reclamação (49%). A portabilidade do número motivou 10% das queixas.

Os serviços em pacote foram o segundo assunto mais reclamado pelos consumidores junto da Anacom, com 4798 reclamações no trimestre. Quase um terço das queixas respeitam à informação prestada no momento da venda do serviço e 25% prendem-se com o cancelamento do serviço.

O terceiro maior motivo de queixa foi o serviço de acesso à Internet, ainda que o número de reclamações recebidas tenha caído 11%, para um total de 1679. A maioria das queixas respeita à informação prestada ao cliente no momento da venda do serviço (17,9%), à velocidade da internet (17,5%) e avarias (14,5%), esclarece a Anacom.

As queixas também caíram no serviço de televisão por subscrição, que motivou um total de 1084 reclamações (menos 25,6%). A maioria dos problemas reportados diz respeito a avarias do serviço (31,7%), informação prestada no momento da venda (22,9%) e cancelamento do serviço (14,1%).

 

 

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