Almerindo Marques ultima proposta para compra da construtora Opway

Empresa está à venda no âmbito da liquidação da Espírito Santo Internacional .

Foto
Almerindo Marques, um dos interessados na compra da construtora. Riu Gaudêncio

Almerindo Marques, presidente do conselho de administração da Opway, admite estar a ultimar uma proposta para a compra da construtora que integra o Grupo Espírito Santo.

Em declarações ao PÚBLICO, o gestor disse estar a trabalhar na proposta, que terá se ser entregue até às 24 horas desta segunda-feira.

“Há uma forte probabilidade de avançarmos com uma proposta, mas ainda estamos a analisar os prós e os contras dessa iniciativa ”, adiantou o gestor, que neste processo está acompanhado por dois outros administradores da construtora.

A proposta será entregue à ES Industrial, do universo da Espírito Santo Internacional (ESI), empresa que se encontra em processo de liquidação, depois da recusa do tribunal do Lexemburgo para beneficiar do regime legal de protecção de credores.

No âmbito do processo de insolvência  da Espírito Santo Internacional, a venda da Opway foi oferecida a vários investidores.

Para além de Almerindo Marques, apenas o grupo Prebuild admitiu ter sido contactado no âmbito da venda da construtora. Em entrevista ao Jornal de Negócios, o presidente da Prebuild  disse ter sido convidado a comprar a construtora, mas não confirmou se iria avançar ou não com uma proposta.

João Gama Leão admitiu, no entanto, que pretendia fazer uma aquisição na área da construção e estava a estudar duas empresas em Portugal.

Uma avaliação feita em Março, pela PricewaterhouseCoopers (PwC), e citada esta segunda-feira pelo Jornal de Negócios, dava conta de que a construtora “não tem tido capacidade para gerar cash flow suficiente para pagar o serviço da dívida".

Ainda de acordo com o mesmo jornal, “nos últimos três anos, o grupo obteve mais de 310 milhões de euros de suprimentos do seu accionista para compensar a incapacidade de gerar cash flow positivo e necessitaria, entre 2013 e 2015, de 88 milhões de euros do seu accionista, o GES”.

Sugerir correcção
Comentar