Alemanha encerra semestre com excedente de 8500 milhões nas contas públicas

Indicadores fazem deste país a economia com maior crescimento em todo o mundo no segundo trimestre.

Foto
Desempenho da economia alemã sustenta países da zona euro Alex Domansk/Reuters

A Alemanha encerrou o primeiro semestre com um excedente nas suas finanças públicas de 8500 milhões de euros, ou 0,6 % do Produto Interno Bruto (PIB), segundo dados provisórios do gabinete alemão de estatísticas (Destatis), publicados nesta sexta-feira.

Em comunicado, o organismo relaciona a saúde das contas do Estado alemão, dos “Länder” (estados federados), das corporações locais e da Segurança Social com o bom desempenho do mercado laboral e com as estáveis perspectivas económicas.

Segundo os dados, o Estado federal reduziu o défice financeiro no primeiro semestre em 6000 milhões de euros em relação ao mesmo período do ano anterior, para 2200 milhões de euros, enquanto os estados federados conseguiram um excedente de 1200 milhões de euros, as cidades de 5300 milhões de euros e a Segurança Social de 4300 milhões de euros.

Os indicadores divulgados nesta sexta-feira fazem da Alemanha a economia de maior crescimento do mundo no segundo trimestre. O aumento do investimento e do consumo privado justificam os números, que confirmam as previsões divulgadas na semana passada. Contudo, os analistas avisam que a Alemanha terá dificuldade em sustentar este crescimento nos próximos trimestres.

O desempenho alemão ajudou a zona euro a conseguir aumentar o seu PIB em 0,3% no segundo trimestre, em comparação com o primeiro.

Sugerir correcção
Comentar