José Neves Adelino demite-se da Cimpor

José Neves Adelino renuncia à administração na mesma semana em que deram entrada na CMVM três queixas contra a cimenteira.

Foto
José Neves Adelino estava na Cimpor desde 2010 Daniel Rocha

O administrador e presidente da comissão de auditoria da Cimpor, José Neves Adelino, apresentou a sua demissão na mesma semana em que deram entrada na CMVM três queixas de fundos accionistas da cimenteira portuguesa dominada por capitais brasileiros. Em causa nestas queixas está a falta de informação financeira detalhada da Cimpor aos seus accionistas, apurou o PÚBLICO.

De acordo com o comunicado enviado na tarde desta sexta-feira ao regulador do mercado de capitais, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a saída de José Neves Adelino ocorreu a 26 de Novembro. Oficialmente, a empresa, detida em 94% pelos brasileiros da Camargo Corrêa, diz que a renúncia ao cargo de administrador da empresa, onde estava desde 2010, se deve à “necessidade de maior dedicação a outro cargo recentemente assumido”.

Licenciado em Finanças pela Universidade Técnica de Lisboa e doutorado pela Kent State University, nos Estados Unidos, José Neves Adelino é professor catedrático de Finanças da Nova School of Business and Economics da Universidade Nova de Lisboa, instituição que já dirigiu, sendo também professor convidado do Bentley College, também nos EUA.

Entre as suas áreas de intervenção está o governo de empresas (corporate governance), ou seja, a forma como estas são geridas e interagem com os seus accionistas e clientes. Em 2010 fez parte do Painel Consultivo para Avaliação da Qualidade do Governo Societário das Sociedades Cotadas, criado pela CMVM.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários