Actividade na reabilitação urbana cresceu ligeiramente em Março

Carteira de encomendas cresceu 3,6%, mas licenças emitidas até Fevereiro caíram 23%.

Foto
Reabilitação urbana é um negócio em que o sector da construção tem apostado.

O nível de actividade na reabilitação urbana aumentou 0,8% em Março, comparativamente ao mês anterior, mas a variação homóloga foi negativa em 9,6%, revela o Inquérito à Reabilitação Urbana, realizado pela Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas (AICCOPN).

Apesar de negativa, a variação homóloga revela uma recuperação de sete pontos percentuais face aos -16,4% registados no mês anterior.

A carteira de encomendas também registou uma variação mensal positiva, ao crescer 3,6% em Março face a Fevereiro, e 27% em termos homólogos.

Já a evolução das licenças revela uma evolução negativa, uma vez que nos dois primeiros meses de 2015 foram emitidas 927 licenças de reabilitação pelas Câmaras Municipais, o que traduz uma quebra de 23,1%, face a igual período de 2014.

Para esta redução contribuíram os decréscimos de 24,2% nos edifícios não residenciais e de 22% nos edifícios habitacionais.

Por regiões, assistiu-se a um aumento do licenciamento de obras de reabilitação de 21,7% na Região Metropolitana de Lisboa, de 61,3% na Região Autónoma dos Açores e descidas nas restantes regiões do país, com destaque para a quebra de 51,5% no Alentejo, de 40,9% na Região Centro e de 21,5% na Região Norte.

Sugerir correcção
Comentar