Actividade económica acelera em Janeiro para máximo desde Setembro de 2010

O indicador de actividade económica acelerou 2,5% em Janeiro, acima da subida de 2,2% em Dezembro, revelou o INE.

Foto
Dezembro foi o único mês com uma quebra da actividade económica abaixo dos 1% em 2012 Mark Lennihan/AP

O indicador de actividade económica continuou a aumentar em Janeiro, atingindo o valor mais alto desde Setembro de 2010, segundo a síntese económica de conjuntura divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O indicador de actividade económica acelerou 2,5% em Janeiro, acima da subida de 2,2% em Dezembro, "atingindo o máximo desde Setembro de 2010, na sequência do acentuado perfil positivo iniciado em Junho de 2012", refere o INE.

Também o indicador de clima económico “prolongou, em Fevereiro, o perfil ascendente observado desde o início de 2013, fixando o valor mais elevado desde Novembro de 2010”.

De acordo com o INE, a informação proveniente dos Indicadores de Curto Prazo (ICP) demonstrou, em Janeiro, “uma diminuição homóloga menos intensa da actividade económica nos serviços e na construção e obras públicas e um ligeiro aumento da produção na indústria”.

O indicador quantitativo do consumo privado aumentou “de forma ténue” no primeiro mês deste ano, “reflectindo a aceleração da componente de consumo duradouro”, ao passo que o indicador de FBCF (Formação Bruta de Capital Fixo) registou uma queda “menos acentuada”.

No que respeita ao comércio internacional de bens, as exportações e as importações registaram variações homólogas de 5,8% e 4,8% em Janeiro (6,6% e 3,1% no mês anterior), respectivamente.

Sugerir correcção
Comentar