Navio dos Descobrimentos portugueses encontrado na Indonésia

O galeão do século XVI que transportava um tesouro roubado poderá agora ter sido encontrado.

Foto
Retrato de D. Afonso de Albuquerque, Museu Nacional de Arte Antiga

Drones subaquáticos terão encontrado, perto da Indonésia, o navio português Flor do Mar, que naufragou em 1511 no estreito de Malaca, contendo o tesouro roubado destinado a D. Manuel I de Portugal, noticiou o jornal malaio The Star Online.

O navio mercante transportava D. Afonso de Albuquerque após este ter conquistado Malaca, à época o maior centro comercial do Oriente. O Flor do Mar naufragou com um tesouro roubado, incluindo 60 toneladas de ouro do sultanato, que se tornou num dos mais míticos e cobiçados tesouros perdidos da História.

Baseando-se em imagens captadas por drones subaquáticos, duas empresas de salvamento submarino garantem ter avistado o galeão no mar de Java, perto da cidade de Seramang, na Indonésia, referiu hoje a publicação.

O ministro-chefe de Malaca, Datuk Seri Idris Haron, disse não ter recebido nenhuma confirmação oficial da descoberta daquele que é considerado o navio mais valioso no fundo do mar, "mas apenas relatórios infundados, alegando que o naufrágio foi localizado".

"Temos ouvido especulações e teorias, mas, desta vez, espero que seja verdade", disse o governante, avisando que o governo estadual de Malaca irá apresentar uma reclamação do navio se os documentos sobre a descoberta forem confirmados pelo Governo indonésio.

"Gostaríamos de reclamar direitos sobre os tesouros recuperados usando canais bilaterais cordiais", até porque, "de acordo com o facto histórico, o galeão transportava um tesouro roubado ao reino de Malaca", afirmou Datuk Seri Idris Haron.

A conquista da rica cidade de Malaca teve apoio de D. Afonso de Albuquerque, que na altura ganhou muito dinheiro e outras riquezas naquela região. Decidiu trazer esses bens, primeiro para Goa e depois para Lisboa, para presentear a corte de D. Manuel I de Portugal, mas o desejo nunca foi satisfeito porque a nau se afundou.

Sugerir correcção
Comentar