Mercado de bebidas não-alcoólicas contrai 10,3%

O aumento do IVA em Janeiro de 2012 tem afectado a venda de bebidas.

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Segundo um estudo da DBK, o valor do mercado de bebidas não-alcoólicas diminuiu 10,3% de 2011 para 2012. Assim, o valor do mercado atingiu os 825 milhões de euros.

Esta diminuição deveu-se à contracção das vendas provocada pela redução do consumo das famílias e pelo aumento da taxa de IVA desde Janeiro 2012, refere a empresa, em comunicado. O volume consumido em 2012 foi de 1995 milhões de litros, cerca de 11,5% menos do que em 2011. A maior contracção deu-se nos refrigerantes, cujo consumo diminuiu 13,3%.

No sector das bebidas não-alcoólicas operam 60 empresas, 40 das quais produzem água engarrafada. As empresas de água, situadas principalmente no Norte do país, empregam à volta de 2000 pessoas. Tendo vendido um total de 1104 milhões de litros em 2012, as empresas de água engarrafada representam 55% do volume total de bebidas vendidas. Em segundo lugar vêm as bebidas refrigerantes, que venderam 786 milhões de litros, e os sumos de fruta, que venderam 105 milhões de litros.
 

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