Eurogrupo liberta tranche de 1100 milhões para a Grécia

Governo grego felicitado pelos avanços na reforma do sistema de pensões e pelos avanços registados no programa de privatizações.

Foto
Jeroen Djisselboem, presidente do Eurogrupo esta segunda-feira com o ministro grego Euclides Tsakalotos AFP/JOHN THYS

Os ministros das Finanças da zona euro decidiram esta segunda-feira libertar uma nova tranche do empréstimo concedido à Grécia, reconhecendo o “progresso significativo” feito em diversas áreas do terceiro programa de resgate imposto ao país.

Num comunicado, o Eurogrupo anunciou que os países da zona euro estão agora disponíveis para entregar mais 1100 milhões de euros às autoridades gregas, um pagamento que será formalmente aprovado pelo conselho de directores do Mecanismo Europeu de Estabilidade.

A libertação desta tranche surge na sequência da avaliação positiva que foi feita da forma como o Governo grego aplicou as medidas que tinham sido definidas no programa assinado com a troika. “O Eurogrupo felicita as autoridades gregas por adoptarem as medidas adicionais necessárias para reformar o sistema de pensões e o sector da energia, por reforçarem a governação da banca, por estabelecerem totalmente a nova Agência de Receitas independente e por avançarem com o programa de privatizações”, diz o comunicado.

Além disso, o Eurogrupo abre também as portas à entrega nas próximas semanas de uma outra tranche de 1700 milhões de euros. Este valor fica apenas dependente da publicação no final de Outubro dos dados das dívidas a fornecedores do Estado grego em Setembro, sendo que os responsáveis europeus dizem “reconhecer o progresso significativo que foi feito” a este nível durante os meses de Julho e Agosto.

Sugerir correcção
Ler 1 comentários