Estado arrecada em Outubro 546 milhões de euros em certificados de aforro e tesouro

Valor ficou dez milhões acima do investimento feito em Setembro.

Foto
O saldo no final de Outubro era de 16.235 milhões Manuel Roberto

O Estado encaixou no mês passado 546 milhões de euros em certificados de aforro e tesouro, já descontando os levantamentos feitos pelos investidores. Ao todo, estes títulos chegaram ao fim de Outubro com um saldo de 16.235 milhões de euros.

Os números constam da informação mensal do IGCP - Agência de Gestão da Tesouraria e Dívida Pública. Em certificados de aforro, foram investidos no mês passado 238 milhões de euros e levantados 68 milhões, deixando estes títulos com um saldo desde Janeiro de 11.809 milhões.

O investimento em certificados do tesouro foi maior. Foram aplicados 333 milhões e amortizado apenas um milhão. O saldo anual era no final do mês passado de 4426 milhões.

Ambos os tipos de certificados representam uma dívida do Estado. Entre as diferenças estão os valores mínimos de subscrição, com os certificados de aforro a permitirem um investimento mínimo de 100 euros, dez vezes menos do que o pedido para a subscrição de certificados do tesouro.

O valor captado pelo Estado em Outubro foi ligeiramente superior aos 536 milhões que tinham sido registados em Setembro.

Sugerir correcção
Comentar