Chama-se O Meu Papa e é uma revista semanal dedicada a Jorge Bergoglio

Publicação propõe-se relatar o dia-a-dia do Papa Francisco, com uma periodicidade semanal. E tal como revistas como a espanhola Hola tem as mulheres, por volta dos 60 anos, como público-alvo.

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Primeiros 100 mil exemplares da revista chegam sexta-feira às bancas Direitos Reservados

Chega nesta sexta-feira às bancas uma nova publicação inteiramente dedicada ao Papa Francisco. A revista O Meu Papa promete revelar toda a actividade de Jorge Bergoglio, a um ritmo semanal e sem direito a polémicas. “O objectivo é dar a conhecer às pessoas quem é o Papa, o que fez e com quem esteve durante a semana”, resume Clara Raimundo, directora da publicação.

Com uma tiragem inicial de 100 mil exemplares, a revista segue o modelo da publicação italiana Il Mio Papa, do grupo editorial Mondadori, detido pela família Berlusconi, e bebe directamente das fontes oficiais do Vaticano. “A revista foi lançada em Itália há três anos e tem um contrato com o Vaticano para poder publicar e ter acesso a alguns dos seus conteúdos, nomeadamente do jornal L’Osservatore Romano, e as fotografias que são em parte feitas pelos fotógrafos oficiais que acompanham diariamente o Papa”, acrescenta a directora da publicação.

Não se espere, portanto, encontrar nas páginas da revista qualquer dissecação sobre as polémicas internas do Vaticano ou temas fracturantes. “A pedofilia nunca será manchete da revista. Pode surgir alguma referência ao tema, mas sempre na óptica do Papa”, adianta Clara Raimundo, que se assume como "uma católica de marca branca" e que garante que a publicação se orientará pelo discurso do Papa sem qualquer vinculação a nenhum dos diferentes movimentos ou "facções" da Igreja Católica.

Assim, nas cerca de 30 páginas da revista saber-se-á tudo sobre os pronunciamentos do Papa, assim como a sua agenda para a semana seguinte.

O grafismo é muito semelhante ao de publicações como a revista Caras ou a espanhola Hola, mas Clara Raimundo garante que as semelhanças se ficam por aqui. “O layout vive muito da imagem e, à semelhança dessas publicações, tem as mulheres, por volta dos 60 anos, como público-alvo.”

No caso português, haverá ainda uma secção dedicada a uma paróquia portuguesa e outra a uma instituição particular de solidariedade social, bem como algumas notícias alusivas à visita papal.  

Com um preço de capa de 1,40 euros, a versão portuguesa da revista é editada pela Goody, que edita publicações especializadas, e a primeira edição terá 100 mil exemplares. “Teremos que avaliar depois se a periodicidade e a tiragem serão de manter."

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