Filho de enfermeira do INEM morre atropelado em Matosinhos

Mãe de rapaz de 12 anos é uma das enfermeiras que integra a tripulação da VMER que foi chamada ao local. "É uma chamada que nunca, mas nunca, estaremos preparados para receber...", diz INEM.

Foto
Esta é uma chamada que nunca, mas nunca, estaremos preparados para receber...”, escreve o Instituto Nacional de Emergência Médica João Silva

Um rapaz com 12 anos de idade morreu este sábado de manhã na sequência de um atropelamento em Leça do Balio, uma freguesia do concelho de Matosinhos. No local estiveram, além dos bombeiros, e da Polícia de Segurança Pública, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital Pedro Hispano, cuja tripulação se viu confrontada com o facto de a criança ser filha de uma das enfermeiras que compõem a equipa, e que também estava no local.

O comunicado do INEM não esclarecia totalmente se a enfermeira estava no local em serviço ou não, mas o PÚBLICO confirmou, junto dos bombeiros de Leça do Balio, que a enfermeira estava no local "à civil".

A criança estava em paragem cardio-respiratória, e com o apoio dos bombeiros, a equipa da VMER realizou todas as manobras para reverter a situação, mas sem sucesso. A vítima foi transportada para o Hospital de São João onde acabou por ser declarado o óbito.

“O INEM recebe por dia milhares de pedidos de assistência para situações de emergência médica mas esta é uma chamada que nunca, mas nunca, estaremos preparados para receber...”, escreve o Instituto Nacional de Emergência Médica na sua página no Facebook.

O acidente deu-se na Rua de Gondivai, nome dado a um dos troços da rua que compõe a Estrada Nacional 13 que faz a ligação Porto-Viana do Castelo, numa zona densamente urbanizada.

“Na ausência de palavras capazes de expressar o sofrimento e a angústia deste Instituto por saber que uma colega, uma amiga, uma mãe, teve que enfrentar uma situação tão extrema, ingrata e tão profundamente dolorosa, resta-nos lamentar sinceramente o sucedido e apresentar, em nome de todo o Instituto Nacional de Emergência Médica, as mais sinceras e sentidas condolências à nossa colega da VMER do Hospital Pedro Hispano, a toda a sua família, colegas e amigos, assim como a toda a equipa da VMER do Hospital Pedro Hispano”, lê-se ainda na mensagem deixada na página oficial do INEM no Facebook.

Sugerir correcção
Ler 2 comentários