Portugal é o quarto país menos feliz da Europa

Foi divulgado esta segunda-feira o Relatório Mundial sobre Felicidade de 2017. Portugal encontra-se na 89ª posição em 155 países analisados. Os nórdicos lideram a tabela.

Foto
Os portugueses viveram um ano de algumas conquistas, mas a sua percepção da felicidade diminuiu. enric vives-rubio

Foi divulgado esta segunda-feira o Relatório Mundial sobre Felicidade de 2017. No período entre 2014 e 2016, Portugal ficou colocado na 89ª posição entre 155 países analisados. No contexto europeu, só a Bósnia-Herzegovina, a Macedónia e a Bulgária conseguem ser menos felizes do que os portugueses.

Elaborado pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e financiado pela Fundação Ernesto Illy, o estudo aponta a Noruega como líder, seguida pela Dinamarca, e a Islândia fecha o pódio da felicidade, tendência que se tem verificado nos últimos estudos do género. Lá no fundo estão a Síria, Tanzânia, Burundi e a República Centro-Africana no último lugar.

Este ranking é elaborado utilizando uma média de três anos de análise de seis variáveis principais: o PIB per capita, o apoio social, a esperança média de vida, a liberdade para tomar decisões de vida, a generosidade e a percepção de corrupção. São ainda introduzidos os resultados de um questionário anual a mil pessoas de mais de 150 países que são desafiados a classificar, numa escala de 0 a 10, a respectiva qualidade de vida.

Lançado pela primeira vez em 2012, Portugal tem conhecido uma evolução decrescente no índice de felicidade. Em 2013, os portugueses ficaram posicionados no 85.º lugar, descendo da 73ª posição. Agora, o país cai para a 89ª posição.

Segundo é explicado no relatório, a distância entre os dez primeiros classificados com os dez últimos é explicada sobretudo pelos valores de PIB per capita e os apoios sociais.

Título alterado às 18h59: Portugal é o quarto e não o terceiro país menos feliz da Europa

Sugerir correcção
Ler 10 comentários