Ébola, taxas, Cuba e Espírito Santo

“Saúde” significa “estado do que é são”, “ausência de doença” e também “vigor”, “robustez”. Numa acepção institucional, corresponde ao “conjunto das estruturas que dizem respeito à prevenção da doença e aos cuidados e tratamentos prestados aos doentes”. São vários os motivos por que a saúde tem sido notícia. 
1. Ébola: “A Organização Mundial de Saúde actualizou o número de casos de ébola registados até 18 de Agosto: 2473 casos de infecção e 1350 mortes. Entre 17 e 18 de Agosto, registaram-se 221 casos novos e 106 mortes, na Guiné-Conacri, Libéria e Serra Leoa.” 
2. Taxas moderadoras: “A cobrança coerciva de taxas moderadoras, que começa a ser testada em Setembro, vai ‘pôr-nos ao nível do cobrador de fraque’, diz presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos.”
3. Quanto vale um médico cubano? E um português? O bastonário da Ordem dos Médicos diz que “os médicos cubanos já custaram 12 milhões de euros ao Serviço Nacional de Saúde [SNS]”. A Administração Central do Sistema de Saúde diz que “o encargo com cada médico no SNS, para uma carga horária semanal de 40 horas, poderá ascender em média a 4800 euros”.
4. Espírito Santo: o grupo mexicano Ángeles lançou uma oferta pública de aquisição sobre a Espírito Santo Saúde. Em causa está o controlo de “18 unidades de saúde no país”.
“Saudinha é que é preciso”, diz o povo quando se confronta com adversidades menores… como contas por pagar, terras a arder, filhos a partir. “Haja saúde e coza o forno” é a versão mais rural.
Há ainda a expressão popular “tratar da saúde”, que quer dizer “vingar-se de alguém, agredindo-o, prejudicando-o ou mesmo eliminando-o”. Exemplo do dicionário: “Se o incomodas muito, ele trata-te da saúde.” O melhor, portanto, é não o incomodar. “Pela sua saúde!”

Sugerir correcção
Comentar