Colisão em Gondomar deixa feridos quatro menores, dois com gravidade

Acidente, que envolveu uma viatura ligeira e um pesado de mercadorias, fez pelo menos sete feridos, três quais com gravidade. Dois menores estão internados nos cuidados intensivos no hospital de São João, no Porto.

Foto
Nuno Ferreira Santos

Um acidente rodoviário em São Pedro da Cova, Gondomar, fez esta segunda-feira pelo menos sete feridos, três dos quais com gravidade, todos menores de idade, adiantou ao PÚBLICO fonte oficial do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). O Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) do Porto e a GNR referem a existência de oito feridos, já que contabilizam uma passageira, menor, que se ausentou do local. No hospital de São João, no Porto, para onde foram encaminhados a maioria das vítimas, deram entrada quatro menores.

Os feridos graves, segundo o INEM, são três menores (um menino de oito anos, um rapaz de 13 e uma rapariga de 16), todos encaminhados para o hospital de São João, no Porto. As idades e sexo registados pela GNR não são coincidentes. Esta força contabiliza três meninas, uma de sete, uma de 12 e uma de 17. A unidade de saúde fala ainda de um quarto menor.

Contactado pelo PÚBLICO, fonte oficial do Centro Hospitalar de São João informa que dois dos menores ficaram "politraumatizados", encontrando-se num estado "instável", que justificou o seu internamento nos cuidados intensivos. Os outros dois estão "estáveis" e a realizar mais exames complementares.  

O primeiro alerta do acidente, uma colisão na Estrada de D. Miguel que envolveu uma viatura ligeira e um pesado de mercadorias, foi dado às 14h59. Segundo informação do CDOS do Porto, o acidente levou ao corte do trânsito nos dois sentidos até perto das 17h, tendo nessa altura sido restabelecida a circulação numa das faixas de rodagem. 

O tenente-coronel Magalhães, do Comando Territorial da GNR do Porto, adianta que houve um embate frontal entre o ligeiro e o pesado, após um eventual despiste da viatura mais pequena, onde seguiriam sete pessoas. Este carro, que apresentava um excesso de lotação, era conduzido por um jovem de 19 anos. 

Além dos menores seguiam no veículo um casal na casa dos 30 anos. Todos foram encaminhados para o hospital de São João, com excepção do homem de 30 anos que recusou o transporte. O condutor do pesado de mercadorias, um homem de 60 anos, ficou ferido de forma ligeira, tendo sido encaminhado para o hospital de Santo António, no Porto.

No local estiveram duas Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação e várias ambulâncias do INEM e dos bombeiros. Três corporações (São Pedro da Cova, Gondomar e Valongo) deslocaram meios para o acidente, num total de 14 viaturas e 31 operacionais.

Sugerir correcção
Comentar