Chuva e vento forte põem 16 distritos sob “aviso amarelo”

Mau tempo obrigou a fechar quatro barras marítimas e a condicionar outras três.

Foto
Agitação marítima preocupa autoridades neste sábado Paulo Pimenta/Arquivo

Dezasseis distritos do país estão sob “aviso amarelo” neste sábado devido à previsão de rajadas de vento e períodos de chuva, por vezes forte, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A ilha de Porto Santo, na Madeira, também está sob “aviso amarelo” devido à agitação marítima, com ondas de quatro a cinco metros, e vento forte do quadrante oeste com rajadas até 85 quilómetros por hora.

O alerta para os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Portalegre, Viseu, Guarda e Coimbra deve-se à previsão de vento forte com rajadas. Castelo Branco, Leiria, Setúbal, Beja e Faro estão sob “aviso amarelo” devido à previsão de vento forte com rajadas e períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada. Santarém, Lisboa e Évora estão sob alerta por causa da previsão de períodos de chuva ou aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada.

O “aviso amarelo” é o menos grave de uma escala de três e representa risco para determinadas actividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para este sábado, na região Norte, céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva fraca a partir da tarde, intensificando para o fim do dia. O vento soprará fraco a moderado (10 a 30 km/ h) do quadrante Leste, soprando temporariamente moderado a forte (30 a 50 km/h) e por vezes com rajadas até 90 km/h nas terras altas.

Para as regiões Centro e Sul a previsão aponta para céu geralmente muito nublado e aguaceiros, que a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela podem ser por vezes fortes e acompanhados de trovoada, em especial durante a tarde.

O vento estará moderado (25 a 35 km/h) predominando de Sueste, soprando moderado a forte (30 a 45 km/h), por vezes com rajadas até 75 km/h no litoral e sendo forte (40 a 55 km/h), por vezes com rajadas até 90 km/h, nas terras altas.

As temperaturas máximas previstas são de 16 graus Celsius em Lisboa, 19 em Faro e 17 no Porto.

Quatro barras fechadas 

A Marinha Portuguesa informou, por seu lado, que quatro barras marítimas estão encerradas e três estão condicionadas devido à forte agitação marítima. Segundo a informação disponível no Portal da Marinha e actualizada às 10h20 deste sábado, há ainda cinco barras condicionadas a embarcações de determinada dimensão.

Segundo a informação da Marinha, actualizada às 11h46 (hora de Lisboa), estão encerradas as barras marítimas de Tavira, Vila Real de Santo António, Faro e Alvor. Há ainda três barras condicionadas, uma das quais é a de São Martinho do Porto, que está condicionada a toda a navegação devido a assoreamento, podendo apenas ser praticada na preia-mar.

As barras de Vila do Conde e Póvoa do Varzim estão condicionadas a embarcações de calado superior a dois metros, que devem praticar a barra apenas no período compreendido entre duas horas antes e até duas horas após a preia-mar.

Sugerir correcção
Comentar