Os leitores são a força e a vida dos jornais. Contamos com o seu apoio, assine.
Os leitores são a força e a vida do PÚBLICO. Obrigado pelo seu apoio.
Não é só nas áreas metropolitanas que há real dificuldade em aceder à habitação. A relação entre o preço da casa e os rendimentos auferidos põe em dificuldades habitantes de vários pontos do país.
A crise da habitação não afecta todo o país da mesma forma. Arrendar casa custa mais em algumas zonas, especialmente nas grandes cidades.
Peso da habitação no orçamento das famílias torna Portugal um dos países mais vulneráveis da Europa aos choques de preços. Percentagem de famílias sem activos líquidos para acomodar aumentos é de 25%.
Quer com os países da União Europeia, quer internamente, e apesar de fenómenos que envolvem globalmente os mercados, os preços da habitação em Portugal comportam-se de maneira muito assíncrona.
Associação diz que culpabilização do AL pelo aumento dos preços desvia a atenção dos problemas na habitação. Investigadores confirmam: o boom deste regime não explica todas as subidas de preços.
Um reset ao sistema legislativo e menos intervenção pública é a receita defendida por Victor Reis para um segmento que não tem conseguido impor-se como parte da solução na crise da habitação.
Os preços da habitação em Portugal aumentaram mais de 6% entre 2014 e 2020. O estudo O Mercado Imobiliário em Portugal demonstra como o aquecimento do preço das casas se estendeu a todo o país.