nova rubrica

Revista de imprensa escolar. Contem-nos, que nós contamos

Um novo espaço do PÚBLICO na Escola para divulgar notícias que nos vão chegando do mundo dos jornais escolares.

educacao-media,jornais-escolares,publico-escola,revista-imprensa,
Foto

Esta “Revista de Imprensa Escolar” reúne informação enviada ao PÚBLICO na Escola por professores, alunos, pais — sobretudo através da secção "Põe a tua Escola no Mapa". Noutros casos são as próprias publicações, em papel ou online, as fontes desta nova rubrica do PÚBLICO na Escola, dedicada ao jornalismo escolar e em permanente atualização. ​

FREIXO
Podcast de adolescentes para adolescentes no Comunica

É uma das novidades deste ano do Comunica, o jornal do Agrupamento de Escolas de Freixo, em Ponte de Lima. Nome: Freixo Teentalks"podcast de adolescentes para adolescentes”. O primeiro episódio coincidiu com o Dia da Internet Segura, 9 de fevereiro, pretexto para “alguns conselhos sobre uma boa convivência online”. O sexto, com data de 18 de maio, reuniu dois alunos e uma aluna do 5.º ano do ensino básico e duas professoras — cinco vozes com a missão de desmontar a ideia de que a Matemática é um bicho de sete cabeças, quando, na verdade, "é incrivelmente fantástica e encontra-se em todo lado, mesmo nas coisas mais simples da vida”. 

MAIA
CEIC Notícias começou como jornal de parede

“O jornal CEIC Notícias nasceu no ano letivo 2020/2021 como um jornal de parede, contudo a pandemia acelerou a sua já idealizada conversão num jornal online acessível a todos.” Surgiu nas aulas de Oficina de Letras, uma componente que integra a oferta curricular específica do Colégio Externato Imaculada Conceição, na Maia, para o 2.º Ciclo. “São os alunos das duas turmas do 5.º ano e de uma do 6.º ano que, mês após mês, com particular autonomia, dão forma às notícias, entrevistas, ‘estórias’ e curiosidades, ou seja, às secções que compõem o jornal, de acordo com o tema mensal definido também por eles.”

LISBOA
EçaNews
 promoveu a plantação de árvores
O jornal escolar do Agrupamento de Escolas Eça de Queirós, EçaNews, assinalou o Dia Mundial da Terra (22 de abril) com a plantação de uma árvore em cada uma das três escolas que compõem o agrupamento, em Lisboa. “Este pequeno gesto prende-se com a intenção de reconhecer a importância do planeta e manifestar o nosso compromisso com a sua proteção, com a necessidade de preservar os recursos naturais e a sustentabilidade ambiental.” E com “um papel fundamental na cidadania e educação de toda a comunidade escolar”.

PESO DA RÉGUA
Revista Pensar(es) sai há mais de 20 anos
“A revista Pensar(es) concretiza um projeto iniciado em Maio de 1999 pelos professores de Filosofia de então. Nestes 21 anos que já passaram (é incomum tamanha longevidade de uma revista com as características desta) sofreu algumas alterações na sua apresentação, procurando uma estética mais ‘moderna’, mas, simultânea e coerentemente, continua a apresentar o mesmo espírito. Persegue os mesmos objetivos que nortearam a sua fundação. É ‘filha da audácia’ e quer ser ‘um espaço onde possam ser expressas, por parte da comunidade escolar, as suas ideias, opiniões, experiências, a sua visão do mundo e das coisas’.”

ODIVELAS
Arroja School News: ambiente, direitos humanos e uma maratona de cartas

O jornal Arroja School News, do Agrupamento de Escolas Moinhos da Arroja, em Odivelas, foi lançado no início de 2020. “Como é um jornal semestral, ainda só conta com 3 edições, mas todas bem recheadas de trabalhos, atividades e projetos, do Jardim de Infância ao 3.º ciclo. Grande parte dos artigos estão relacionados com o ambiente e direitos humanos, dado que estas temáticas são bastante abordadas nas escolas.” Mas na edição mais recente há também textos humorísticos, cartazes, um roteiro do concelho de Odivelas, contos premiados escritos por estudantes. Destaque ainda para a “Maratona de Cartas”, um projeto em que os alunos escreveram cartas para a Amnistia Internacional, em defesa da libertação de pessoas injustamente presas ou perseguidas.

PENELA
Os Cerejinhas, proximidade em tempo de restrições

A Comunidade de Aprendizagem das Cerejeiras (CAC), em Penela, tem desde o 2.º período um jornal: Os Cerejinhas. Nasceu online, tendo como primeiro objetivo “manter a proximidade entre as crianças, professores e famílias num momento em que as relações interpessoais sofreram restrições severas”. Os alunos, “como é hábito na CAC, participaram desde o primeiro momento nas decisões e reflexões acerca do que havia a mostrar e a dizer. O regresso às aulas presenciais é acompanhado da promessa de reforço de assuntos que digam respeito à vida na CAC e na comunidade envolvente da escola, a vila do Rabaçal e todo o concelho de Penela, no distrito de Coimbra.