Textos de opinião

Regresso às aulas. E mais uma oportunidade de participar no concurso “Isto também é comigo!”

Trabalhos dos alunos do 9.º ao 12.º ano têm de ser enviados até ao dia 28 de janeiro.

educacao-media,aprender-publico,publico-escola,
Foto
Diego Nery

Esta notícia tem 300 palavras. Será por acaso? Não, longe disso. Os textos de opinião escritos pelos alunos que quiserem participar no concurso “Isto também é comigo!” não poderão ser maiores. E terão de ser motivados por um artigo do PÚBLICO com data do mês em curso. A escolha do tema é livre.

O concurso, mensal, promovido em conjunto pelo PÚBLICO na Escola e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), destina-se a alunos do 9.º ao 12.º ano (consultar regulamento e guião). A primeira edição de 2022, depois de um final de ano invulgarmente quente, coincide com um mês de eleições legislativas que darão origem à formação de um novo governo e também de recordes do número de casos de covid-19. Foi a situação pandémica a ditar o adiamento do regresso às aulas depois das férias de Natal.

Na primeira semana do ano, o PÚBLICO decidiu voltar a abrir, no seu site, os artigos relacionados com a covid-19. Ou seja, todos os leitores (e portanto todos os alunos) podem agora ter acesso ao noticiário sobre o tema, sem limite mensal do número de artigos. “Consideramos que a nossa cobertura da pandemia contém informação útil para que todos os leitores se protejam com base em factos, em provas científicas, enfim, no jornalismo de qualidade e não em imprecisões ou teorias da conspiração”, foi a justificação.

No “Isto também é comigo!”, a opinião dos alunos será suscitada por trabalhos do PÚBLICO, independentemente do registo: um texto (notícia, reportagem, entrevista...), um trabalho multimédia ou, por exemplo, um podcast. “O PÚBLICO fica no ouvido”, também. E os programas para ouvir são cada vez mais e diversos. Sobre desporto e nutrição, igualdade no dia-a-dia, bibliotecas pessoais, ciência...

Em janeiro, os textos a concurso têm de ser enviados até ao dia 28, última sexta-feira do mês.