OFICINA DE RÁDIO

La radio y la promoción de los derechos de los niños: propuesta para un taller escolar

A Convenção Sobre os Direitos da Criança, documento de caráter universal que este mês celebra 30 anos, enuncia os direitos fundamentais que asseguram a sobrevivência, a proteção, o desenvolvimento e a participação da criança enquanto indivíduo de direitos próprios.

Foto

Os líderes mundiais que ratificaram o documento (Portugal ratificou a Convenção em 21 de Setembro de 1990) comprometeram-se a implementar políticas, mobilizar medidas e facultar meios que garantam e consolidem esses mesmos direitos nos seus Estados. Os media, enquanto atores com responsabilidade social, devem acompanhar esse esforço criando oportunidades e estímulos para que as crianças exerçam a sua cidadania. A escola, por sua vez, deve olhar e utilizar os media como recursos de excelência para que os alunos desenvolvam competências facilitadoras do uso pleno dos seus direitos.

É neste contexto que se inscreve este artigo publicado na Revista Aularia, revista Digital de Educomunicação do Grupo andaluz Comunicar. De autoria das professoras investigadoras Marisa Mourão e Sara Pereira – La radio y la promoción de los derechos de los niños: propuesta para un taller escolardemonstra como a dinamização de uma oficina de rádio pode ser uma excelente forma de promover e garantir os direitos da criança. O artigo pode ser consultado aqui.