CIDADANIA

E tu? O que pensas sobre as eleições?

Tanta pergunta a fazer, tanta questão a esclarecer neste momento em que os portugueses escolhem o Presidente da República. Algumas sugestões do PÚBLICO na Escola.

educacao-media,aprender-publico,publico-escola,
Foto
Nuno Ferreira Santos

No domingo, dia 24 de janeiro, os portugueses puderam exercer o seu direito de voto para a eleição do Presidente da República. Marcelo Rebelo de Sousa foi reeleito Presidente da República de Portugal. 

  • E tu? O que pensas sobre as eleições?
  • Conheces as funções e poderes do Presidente da República num regime semipresidencialista como é o português?
  • E quais foram os candidatos a esta eleição presidencial?
  • O que os distinguia e o que os aproximava?
  • Com qual te identificavas mais? Porquê?

O PÚBLICO reuniu no dossier Presidenciais 2021 uma série de conteúdos – notícias, debates, entrevistas, um guia do eleitor e documentos históricos – que te podem ajudar a ter uma opinião mais fundamentada sobre a importância e significado deste momento.

Um assunto incontornável quando se fala de eleições continua a ser a elevada taxa de abstenção registada nos últimos anos. Preocupados com este facto, foram vários os jovens que se mobilizaram para informar os cidadãos sobre as eleições presidenciais portuguesas e apelar ao voto a 24 de janeiro. “Queremos puxar pelo dever cívico, o voto de forma consciente, e fazer com que não haja abstenção”, diz Bendita Magalhães, uma das 13 fundadoras da página “Cresce e Aparece”, neste artigo do PÚBLICO.

Conhecer o sistema político português, as funções do chefe de Estado e o que defendem os candidatos às presidenciais de 2021. Tudo isto – e muito mais – pode ser conhecido de forma simples e esclarecedora em páginas nas redes sociais e sites apartidários, criados por jovens, que garantem ter informação fidedigna, encontrada, por exemplo, em meios de comunicação e sites do Governo. O P3 seleccionou algumas iniciativas que têm o objectivo de apelar ao voto e de informar, apresentando os candidatos e assuntos políticos de forma imparcial que podes explorar a partir deste trabalho de Rita Gomes Almeida: “Na luta contra a abstenção, há projectos de jovens que apelam ao voto e simplificam a política”.

  • E tu, interessas-te pelos acontecimentos políticos?
  • Sentes os teus interesses e opiniões representados nas decisões políticas?
  • Quais os motivos que, na tua opinião, mais contribuem para que tantos jovens não votem?

As frases que se seguem foram retiradas da página do Instagram “Política (NÃO) importa”, “projeto de jovens para jovens, apartidário, que pretende combater a abstenção jovem. Com certeza já ouviste algumas delas:

Dá continuidade a cada uma das frases acrescentando um argumento que a contrarie, mudando-lhe o seu sentido global para aquilo que realmente importa: valorizar a democracia.

Foto

A POLÍTICA NÃO SERVE PARA NADA, SE ...

OS POLÍTICOS SÃO TODOS IGUAIS, MAS ...

(Nota: O PÚBLICO não é escrito segundo o Acordo Ortográfico de 1990)