RECURSOS PEDAGÓGICOS

O oceano. Plano de aula para uma abordagem interativa e divertida

Proposta de atividades para o 1.º ciclo do ensino básico.

1-ciclo,aprender-publico,publico-escola,
Foto
Casa das Ciências
Imprimir

A maior parte da água que existe na Terra (97%) encontra-se no oceano. Embora vasto, o oceano é finito, os seus recursos são limitados e ainda há muito por explorar (estima-se que, atualmente, seja conhecida menos de 5% da extensão oceânica).

O oceano assume um papel de extrema importância, quer para o planeta Terra, como para todas as formas de vida que nele habitam. O oceano disponibiliza diferentes tipos de habitats e inclui uma grande biodiversidade (alguns dos principais grupos de organismos só existem no oceano). Acresce que, o oceano tem um controlo fundamental sobre o clima e as condições meteorológicas, transporta energia e domina os ciclos da água e do carbono, atenuando as oscilações de temperatura e mantendo a estabilidade da composição da atmosfera. Do oceano, o Homem também obtém alimento, medicamentos e recursos vivos e não vivos. Contudo, o Homem afeta o oceano de várias formas: leis, regulamentos e gestão de recursos influenciam tudo o que é extraído e depositado no oceano e várias atividades humanas têm conduzido a um aumento da poluição, levando a alterações físicas nas praias, nas costas e nos rios.

Posto isto, todos temos de assumir a responsabilidade de proteger e preservar o oceano. A educação para a sustentabilidade assume-se, assim, como um pilar fundamental da educação ambiental. É imperativo aumentar a literacia sobre o oceano, bem como a consciência ecológica e ambiental das crianças e jovens, na tentativa de promover valores e mudanças de atitudes/comportamentos face ao meio ambiente e à natureza (em geral) e ao oceano (em particular), sempre numa perspetiva de desenvolvimento sustentável. Portanto, temas como a poluição, a destruição e degradação de habitats, a sobrepesca e a perda de biodiversidade devem ser aspetos abordados e enfatizados desde as idades mais precoces (National Oceanic and Atmospheric Administration e National Marine Sanctuary Foundation, 2013).

Foto
Uma iniciativa Casa das Ciências e PÚBLICO na Escola com o intuito de aproximar os media da escola, combater a desinformação e promover a circulação de conhecimento científico certificado. Casa das Ciências / PÚBLICO na Escola

Destinatários

Alunos do 1.º ciclo (3.º e 4.º anos)

Disciplinas

Estudo do Meio/Cidadania e Desenvolvimento/Português/Expressões

Pré-requisitos

. Categorizar os seres vivos de acordo com semelhanças e diferenças observáveis;

. Relacionar as características dos seres vivos com o seu habitat;

. Relacionar ameaças à biodiversidade com a necessidade de desenvolvimento de atitudes responsáveis face à natureza e ao ambiente.

Material

Texto Novo alerta: planeta em risco de viver extinção em massa nos oceanos, publicado no PÚBLICO a 29 de abril de 2022; Jogo de tabuleiro – Oceanos com Vida, publicado pela Casa das Ciências a 18 de setembro de 2020; computador; projetor; acesso à Internet; impressora e papel/cartolina (para a impressão); materiais recicláveis; cola, tesoura.

Duração da atividade

Deixamos ao critério do professor a gestão do tempo, de acordo com os recursos de que dispõe e as caraterísticas da sua turma.

Objetivos

. Consciencializar os alunos para a conservação dos recursos marinhos

. Promover a literacia dos oceanos;

. Ler e interpretar textos de diferentes géneros e graus de complexidade;

. Conhecer os principais assuntos que fazem a atualidade.

Antes da leitura do texto

  • Esclarecer o objetivo da aula e clarificar o percurso da mesma;
  • Dialogar com os alunos para que identifiquem as questões relacionadas com o ambiente que mais os preocupam;
  • Promover a reflexão sobre a forma como a atividade humana interfere na vida dos oceanos.

Leitura do texto

  • Projetar a parte inicial do texto (título e entrada);
  • Orientar os alunos para a identificação do tema (antetítulo) e da data de publicação, assim como das fontes da notícia (LUSA e PÚBLICO);
  • Promover a exploração lexical do título, para que os alunos compreendam o seu significado (o que é um alerta e em que situações se justifica; o que significa a expressão “extinção em massa”);
  • A partir do título, convidar os alunos a anteciparem o conteúdo do texto e a conversarem sobre o que sabem sobre o assunto;
  • Após a leitura da entrada da notícia (1.º parágrafo após o título), estimular o diálogo para a descoberta da importância desta parte de um texto jornalístico;
  • Projetar o texto completo orientando a leitura integral do mesmo;
  • Incentivar o diálogo sobre os principais aspetos abordados no texto: fontes da notícia (refletir sobre a importância de fundamentar textos científicos em fontes credíveis), fatores responsáveis pela ameaça à vida marinha, principais conclusões a que chegaram os autores do estudo, reflexão sobre a seguinte frase: “Que a Humanidade enfrente o pior ou o melhor dos cenários vai depender das decisões que a sociedade tome, não apenas sobre as alterações climáticas, mas também sobre a destruição dos “habitats”, a pesca excessiva e a poluição das costas

Depois da leitura do texto

  • Questionar sobre as caraterísticas comuns dos jogos de tabuleiro;
  • Apresentar o jogo de tabuleiro “Oceanos com vida” incentivando a exploração de todos os elementos que o compõem: cartões; tabuleiro, dados, peões e regras;
  • Organizar os alunos em pares, ou em pequenos grupos, para que procedam à montagem das peças do jogo e sua exploração;
  • Orientar os alunos durante o jogo.

Após o jogo

  • Criar condições para que os alunos pesquisem nos media outros conteúdos sobre plantas e animais em vias de extinção ou mesmo extintos, evidenciando as razões que conduziram a essa situação;
  • Com os dados recolhidos nessa pesquisa, desafiar os alunos para a montagem de uma exposição/instalação sobre o oceano: construção de alguns animais e plantas marinhos com recurso a materiais recicláveis (tampas, garrafas, cápsulas de café, forminhas de alumínio, copos, rolos de papel, caixas de ovos, etc.); seleção de imagens para projeção de um cenário marinho; criação de uma playlist com trechos musicais que recriem a sonoridade do mar e elaboração de mensagens de “alerta” baseadas no texto analisado e na pesquisa que realizaram.

OU

  • Propor a criação de novos cartões para este jogo.

Avaliação

  • Pelo envolvimento durante todo o processo;
  • Pelo conhecimento que revela do mundo à sua volta.

Nota: O jornal PÚBLICO não é escrito segundo o Acordo Ortográfico de 1990.

Enviem testemunhos (textos/fotos/vídeos) dos vossos trabalhos para publiconaescola@publico.pt e nós divulgamos.

Bibliografia

National Oceanic and Atmospheric Administration e National Marine Sanctuary Foundation. Ocean Literacy – The Essential Principles and Fundamental Concepts of Ocean Sciences for Learners of All Ages. 2013. Disponível aqui