CONCURSO “ISTO TAMBÉM É COMIGO!”

“Ninguém pode ficar indiferente a esta tragédia.” Vítor Pires, de Ribeira de Pena, não ficou e venceu

Prazo para envio de textos de opinião para a última edição do concurso antes do final do ano letivo termina no dia 27 de maio.

LM miguel manso - 03 Abril 2022 - UCRANIA - Guerra da Ucrania - Invasao da Russia - Viagem na auto-estrada E40 entre Kiev e Bucha - sinais de destruicao provocada pelos ataques russos 

 �
Foto
"Desde o dia 24/02/2022, assistimos, no conforto do nosso lar, à destruição de um país soberano" Miguel Manso

O Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena destaca-se pela segunda vez no concurso “Isto também é comigo!”. Uma notícia do PÚBLICO, no seguimento do ataque à maternidade de Mariupol, levou o aluno Vítor Pires, do 12.º ano, a pronunciar-se acerca do que está a acontecer na Ucrânia, nestes dias em que “assistimos, no conforto do nosso lar, à destruição de um país soberano”. O texto que escreveu, e que agora publicamos, foi o escolhido pelo júri:

Esta iniciativa do PÚBLICO na Escola e da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) distingue, todos os meses, um texto de opinião da autoria de estudantes do 9.º ao 12.º ano suscitado por um trabalho do PÚBLICO (consultar regras de participação). Promover o contacto dos alunos com a atualidade através da leitura regular da imprensa e incentivar a escrita de textos de opinião sobre temas mediáticos fazem parte dos objetivos.

Os textos para a última edição do concurso no presente ano letivo dirão respeito ao mês de maio e terão de ser enviados até ao próximo dia 27. Como sempre, a decisão do júri será conhecida na última sexta-feira do mês seguinte, 24 de junho. A edição de março contou com 50 participações.

Integram o júri do concurso: Bárbara Simões, coordenadora do PÚBLICO na Escola; Cláudia Sá, professora de Português e coordenadora do Clube de Jornalismo da Escola Básica António Correia de Oliveira, em Esposende; Cristina Lin e Joana Amaral, alunas da Escola Secundária Emídio Navarro, em Almada; e Raquel Ramos, elemento da equipa do Gabinete Coordenador da Rede de Bibliotecas Escolares.

“Jornalistas em Rede”, o outro concurso promovido pelo PÚBLICO na Escola e a RBE, aproxima-se também da reta final, no que ao ano letivo 2021-22 diz respeito. As entrevistas feitas por alunos do 9.º ao 12.º ano têm como data limite de entrega o dia 16 de maio.