Concurso "Jornalistas em Rede"

Entrevista a pessoa que sempre quiseste ouvir. Em junho, o teu trabalho pode ser publicado

Depois da reportagem, é a vez da entrevista, segundo momento de uma iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares e do PÚBLICO na Escola destinada a alunos do 9.º ao 12.º ano. Inscrições até 16 de maio.

educacao-media,publico-escola,
Foto

Uma reportagem sobre o regresso da banda filarmónica de Santar aos concertos valeu a Margarida Gomes Monteiro, aluna do 10º ano no Agrupamento de Escolas de Nelas, o primeiro prémio do concurso “Jornalistas em Rede”. O trabalho escolhido pelo júri foi divulgado no final de março. E em meados de junho ficaremos a conhecer o outro vencedor do mesmo concurso, que num segundo momento se foca na entrevista. Ainda estás a tempo de te candidatar. Podes inscrever-te até ao dia 16 de maio de 2022, com uma entrevista feita por ti a alguém com histórias interessantes para contar e que, de alguma forma, se distinga.

O texto final da entrevista deve ter, no máximo, 1000 palavras e três imagens. Estas fotografias, da tua autoria, servem para mostrar ao leitor uma imagem do teu entrevistado que só poderia ter sido captada por ti, naquele local e naquele contexto. Já o texto, deve respeitar as marcas deste género jornalístico que é a entrevista, demonstrar criatividade e ligação à atualidade e ter atenção à qualidade, correção e criatividade no uso da língua portuguesa.

É importante que consultes as regras de participação neste concurso promovido pelo PÚBLICO na Escola e a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). Para que nada falhe no momento de preparares e fazeres a entrevista, reunimos dez pontos essenciais que podem ajudar-te a captar o melhor do teu entrevistado.

Foto
Foto

As entrevistas devem ser submetidas pelo professor bibliotecário, através do preenchimento deste formulário. O vencedor, anunciado em meados de junho, será escolhido por um júri composto por representantes do PÚBLICO na Escola e da RBE.

O prémio atribuído à melhor entrevista é a publicação da mesma nas plataformas digitais e redes sociais do PÚBLICO na Escola e da RBE e um voucher, por aluno, no valor de 150 euros para a aquisição de livros/ equipamentos. Será, também, oferecida a assinatura digital anual do PÚBLICO ou uma coleção de livros à biblioteca da escola do autor premiado.

“Jornalistas em Rede” resulta de uma parceria entre o PÚBLICO na Escola e a Rede de Bibliotecas Escolares que está em curso desde outubro de 2021, quando foi apresentada num programa Ao Vivo do PÚBLICO: “Aceita o desafio: da tua biblioteca ao PÚBLICO”. Distingue, em dois momentos diferentes do ano letivo, a melhor reportagem e entrevista, “para que entre mais jornalismo nas escolas e a produção jornalística dos alunos tenha mais público”. Um outro concurso, “Isto também é comigo”, convida todos os meses os alunos a escrever textos de opinião, tendo como ponto de partida trabalhos do PÚBLICO que lhes chamem a atenção. Em ambas as iniciativas podem participar estudantes do 9º ao 12º ano.