Ano letivo 2019-20

Jornais escolares inscritos no concurso nacional podem ser enviados a partir de 1 de junho

Inscrições terminaram no domingo, 31 de maio. Em cada um dos três escalões é atribuído um prémio no valor de 2000 euros.

jornais-escolares,publico-escola,
Foto
ADRIANO MIRANDA

Maio foi tempo de apresentar candidaturas, agora aproxima-se o momento de fazer seguir as publicações que participam no Concurso Nacional de Jornais Escolares, retomado pelo PÚBLICO na Escola no presente ano letivo. Por correio ou eletronicamente, os materiais terão de ser enviados durante o mês de junho (moradas e outras informações aqui, no regulamento).

As edições remetidas serão acompanhadas de “um texto, que não deve exceder as duas páginas, a indicar: quem e com que funções colaborou mais ativamente na elaboração da publicação (professores, alunos, encarregados de educação, entre outros); a organização e dinâmica da publicação; uma síntese de aspetos positivos e de dificuldades sentidas”, lê-se também no regulamento.

Em cada um dos três escalões previstos — 1.º ciclo, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico, ensino secundário — será entregue um prémio de 2000 euros. Estes prémios, com o apoio do Ministério da Educação, da Fundação Belmiro de Azevedo (através do EDULOG) e da Câmara Municipal de Gaia, distinguem o melhor jornal a concurso em cada escalão, independentemente do suporte em que for publicado.

O júri atribuirá, além disso, três prémios especiais, no valor de 500 euros: melhor reportagem, melhor design gráfico e melhor trabalho de ciência.

Aumentar a importância da utilização dos jornais escolares no processo de ensino e de aprendizagem e na construção da identidade das escolas é um dos principais objetivos do concurso, cujos vencedores serão anunciados em outubro.