2021-22

Prazo de inscrições no Concurso Nacional de Jornais Escolares prolongado até ao final de maio

Iniciativa organizada pelo PÚBLICO na Escola passa a distinguir também o melhor trabalho na área da cultura. Valor total dos prémios atribuídos sobe para 8500 euros.

jornais-escolares,publico-escola,
Foto
Cátia Mendonça

Escolas e agrupamentos de escolas dispõem de todo o mês de maio para inscrever as respetivas publicações no Concurso Nacional de Jornais Escolares 2021-22. O prazo de candidatura, que decorria até ao dia 15, foi prolongado e termina apenas no final do mês. O formulário deverá ser preenchido e submetido até 31 de maio de 2022.

O concurso, promovido pelo PÚBLICO, através do projeto PÚBLICO na Escola, está aberto à participação de jornais (e revistas) elaborados em contexto de escola ou grupo de escolas, turma, biblioteca escolar, clube ou outros.

Volta a ser exigido um mínimo de duas edições durante o presente ano letivo; ou atualizações regulares, no caso das publicações online. Tal como no ano anterior, o envio dos materiais a concurso começa no dia 1 de junho (antes dessa data não serão considerados). Desta vez, no entanto, também esse prazo terminará ligeiramente mais tarde, prolongando-se até ao dia 15 de julho de 2022. Todas as datas e restante informação relativa ao concurso devem ser consultadas no regulamento.

O envolvimento dos alunos no jornal, a ligação à atualidade e também à comunidade continuam a merecer valorização por parte do júri, entre outros fatores por regra considerados. A grande novidade surge na lista de prémios a atribuir: aos oito da edição anterior soma-se agora um nono, patrocinado pelo Plano Nacional das Artes e destinado ao melhor trabalho de cultura — à semelhança do que já acontecia com os melhores trabalhos de reportagem e de ciência, bem como com o design gráfico. Estes prémios especiais, aos quais os concorrentes ficam automaticamente habilitados, têm o valor de 500 euros; junta-se-lhes ainda o Prémio Incentivo, com direito também a um workshop sobre como fazer um jornal escolar.

O incentivo e apoio ao jornalismo escolar constitui desde o início um eixo estruturante do PÚBLICO na Escola, projeto de educação para os media que acompanhou o PÚBLICO desde a sua fundação. Depois de uma interrupção, foi retomado em 2019-20, em parceria com o Ministério da Educação e com o apoio da Fundação Belmiro de Azevedo (através do EDULOG). Com ele regressou, naturalmente, o Concurso Nacional de Jornais Escolares, tendo a última edição registado um aumento significativo do número de publicações participantes.

Foto

O jornal Outra Presença e a revista Poeta alcançaram as maiores distinções: melhor publicação de agrupamento e melhor publicação de escola, respetivamente, coincidentes com os dois prémios de 2000 euros. A lista de premiados percorre o território de Portugal continental, de Bragança a Portimão.

Para além dos promotores (PÚBLICO, em parceria com o Ministério da Educação e o EDULOG), a edição de 2020-21 do Concurso Nacional de Jornais Escolares contou ainda com o apoio da Câmara Municipal de Gaia e do Ministério da Cultura.

Os prémios foram entregues no final de novembro, numa cerimónia transmitida no Ao Vivo do PÚBLICO.

[Notícia atualizada no dia 4 de maio, com o anúncio do prorrogamento do prazo de inscrições no concurso]