7 DIAS COM OS MEDIA - Dia 1

Quando a fotografia se revela. Um desafio do PÚBLICO na Escola

Em casa, em família, com os vizinhos, amigos ou com a tua turma. Sugestões de atividades com que o PÚBLICO na Escola te desafia durante esta semana, para que reflitas sobre os media, sua importância nas nossas vidas e participes na construção de conteúdos mediáticos. Hoje, no 1º desafio, o destaque vai para a fotografia.

Foto
Paulo Pimenta

A fotografia ajuda a construir a realidade e revela uma forma de a olhar. Os fotojornalistas acrescentam significado aos acontecimentos, através das suas escolhas, decisões e perspetivas de abordagem.

O que te propomos, hoje?

SUGESTÃO 1

  • Observa a fotografia de Paulo Pimenta.
  • Quando olhas para ela, o que é que te vem à cabeça?
  • Em função disso, acrescenta-lhe uma legenda;
  • Seleciona outras fotografias que, no teu entender, se relacionam com a mensagem que esta te transmite;
  • Constrói uma galeria de imagens temática, referindo sempre o autor e a data de publicação de cada fotografia;
  • Atribui um título à galeria.

SUGESTÃO 2

A fotografia traz-nos memórias, ajuda-nos a reconstruir e a identificar-nos (ou não) com factos do passado. O artista Paulo Catrica revela que as limitações causadas pela pandemia o levaram “a revisitar fotografias realizadas nos anos 20 e 30 do século passado, retratos que os artistas fizeram dos círculos onde viviam e trabalhavam, em momentos de grave crise económica, num mundo caótico. Pergunto-me se, agora, neste momento, alguém não estará a registar, pela fotografia, o que estamos a viver, se não viremos um dia a descobrir as suas imagens...”

Adriano Miranda, fotojornalista do PÚBLICO, deu um grande contributo para esse legado captando testemunhos de 7 profissões que não podem parar, na crónica fotográfica “Picar o ponto”.

E tu? Estás interessado em registar, pela fotografia, como estás a viver a situação de confinamento?

Pega na tua máquina fotográfica ou smartphone e vai registando aquilo que aches revelador do modo como tens vivido estes tempos;

Organiza as tuas fotos de acordo com a narrativa que queres construir;

Não te esqueças de as datar;

Para te inspirares, podes ver, também, este trabalho realizado pelo fotógrafo italiano Filippo Venturini.

Nota: Diariamente, e durante a iniciativa 7 Dias com os Media 2020, o PÚBLICO na Escola disponibiliza desafios sugeridos a partir de conteúdos do PÚBLICO. Quem quiser mostrar o resultado pode fazer o registo aqui e enviar os trabalhos para 7diasmedia@gmail.com.