Concurso "Isto também é comigo!"

“O ensino público dá esperança a todos”, lembra Joaquim Faria, o aluno vencedor

Prémios vão desta vez para o Agrupamento de Escolas de Fafe. Concurso, mensal, prossegue no resto do ano letivo.

educacao-media,aprender-publico,publico-escola,
Foto
A turma — de Artes — de Joaquim Faria fez uma exposição sobre José Saramago, com pinturas dos alunos criadas a partir de textos do escritor FOTO: DR

Qual o valor da escola pública?

As escolas públicas são extremamente importantes para a formação de um futuro cidadão que se quer informado, crítico e integrado. O ensino e a formação devem ser permitidos de uma forma justa a todas as pessoas; só assim serão possíveis melhorias de vida e o respeito pelo próximo. Tendo a sociedade o poder de permitir o ensino/aprendizagem a todos, porque não o fazer?

Tenho lido, ao longo deste mês de fevereiro, vários artigos do jornal PÚBLICO que dão conta da luta em defesa da escola pública. Chamou-me particular atenção o artigo “Negociações entre ministério e sindicatos de professores prolongadas mais uma semana”, pois considero urgente que se chegue a acordo e, sobretudo, que se olhe com atenção para a importância da escola na construção do futuro.

O ensino público dá esperança a todos, até mesmo àqueles que vivem numa situação muito difícil, pois só através do ensino público é que podem ter direito a mudar as suas vidas. Independentemente da sua condição socioeconómica, frequentam a escolaridade obrigatória e alguns podem progredir para o ensino superior com recurso a bolsas de estudo.

Por outro lado, a escola pública é o espaço que acolhe o aluno e todas as suas vivências. Aqui, os técnicos que nos apoiam e as amizades que se constroem fazem-nos aprender a superar as adversidades. As pessoas com dificuldades de aprendizagem têm o seu tempo e as ajudas para fazerem o seu caminho. Eu tenho uma problemática de dislexia e, como tal, este texto teve de ser corrigido para ser publicado; e foi na escola pública que sempre senti o apoio para ultrapassar as minhas dificuldades e me tornar bom aluno.

Podemos pensar que as escolas públicas podem representar um grande peso económico para o país, mas não é verdade, trata-se de um investimento com forte impacto positivo. Diversos trabalhos académicos têm calculado o retorno económico da educação, mostrando isso mesmo, que se trata de um investimento com grandes ganhos no desenvolvimento de um país.

Concluindo, a escola pública traz benefícios inegáveis ao nosso país, a nós jovens, na nossa diversidade e na procura por um futuro.

Joaquim Luís Pires Faria
10.º ano

Agrupamento de Escolas de Fafe

[A notícia “Negociações entre ministério e sindicatos de professores prolongadas mais uma semana”, do jornalista Samuel Silva, foi publicada na página 17 da edição de 16 de fevereiro de 2023 do jornal PÚBLICO — e também online. Todos os meses, um texto de opinião escrito por um aluno do ensino secundário a propósito de um trabalho do PÚBLICO, é premiado no concurso "Isto também é comigo!", iniciativa conjunta do PÚBLICO na Escola e da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). O vencedor recebe uma colecção de livros do PÚBLICO e vê o seu texto publicado. A escola do aluno ganha uma assinatura digital anual do PÚBLICO ou uma colecção de livros para a biblioteca. O júri que deu a vitória a Joaquim Faria, aluno do 10.º ano no AE de Fafe, era composto por Cláudia Sá, professora de Português e coordenadora do Clube de Jornalismo da Escola Básica António Correia de Oliveira, em Esposende; Diana Pocinho, aluna do AE de Condeixa; Natália Faria, jornalista do PÚBLICO; e ​Raquel Ramos, elemento da equipa do Gabinete Coordenador da RBE.]