APRENDER COM O PÚBLICO

Gostas de cinema? Este desafio é para ti

É muito provável que antes de veres um filme, quer seja no cinema, nos canais da televisão ou nas plataformas de streaming, já tenhas procurado informação. Horários, local, ficha técnica, sinopse e críticas são pistas importantes que muitas vezes nos ajudam nas nossas escolhas. Esta semana, desafiamos-te a criar uma equipa que se dedique à divulgação do cinema.

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Foto
Nuno Ferreira Monteiro

Costumas procurar esse tipo de informação?

A que meios/fontes recorres?

No PÚBLICO encontras essas informações, quer no guia da edição impressa, quer no CinecartaZ do online, nas seguintes rubricas Estreias, Trailers, Em breve, Críticas, Notícias.

E ainda tens o ípsilon, o suplemento de cultura do Público que sai à sexta-feira, em versão impressa.

Nestes suplementos do PÚBLICO, podes encontrar a informação de que necessitas: o dia da estreia, horário e local, os filmes em exibição nas salas de cinema, uma pequena sinopse de cada um dos filmes e respetivas fichas técnicas, assim como textos mais complexos, elaborados pelos críticos de cinema do nosso jornal.

Caso ainda não o conheças, desafiamos-te a explorar o CINECARTAZ.

Achas importante a informação que encontraste?

O que acrescentarias ou mudarias?

Se ficaste interessado, desafiamos-te a criar uma equipa que se dedique à divulgação do cinema.

Para isso, deixamos-te aqui algumas dicas e fontes de informação que podem ser úteis para o arranque do teu projeto.

  1. Reúne alguns colegas que se interessem por cinema. Em conjunto, definam:
  • Um nome para o projeto;
  • Uma equipa de professores que vos orientem, aconselhem e revejam os vossos textos;
  • A periodicidade da divulgação;
  • O público-alvo;
  • A(s) faixa (s) etária(s) dos filmes que vão divulgar;
  • O tipo de media alvo: cinema, televisão, streaming, DVD (...)
  • Um espaço para a divulgação do vosso trabalho: jornal escolar, rádio, podcast, blogue, site da escola, jornal local...;
  • Um espaço que permita interação (físico ou online) para que outros elementos da comunidade educativa possam avaliar, fazer sugestões, dar as suas opiniões e outras perspetivas de análise sobre os filmes divulgados. É uma boa forma de avaliarem o vosso trabalho e de o irem reformulando de acordo com as necessidades e expectativas do vosso público;
  • Passatempos (por ex. palavras cruzadas sobre o filme) e concursos (por ex. criação de um cartaz para um filme),

2. Em função das preferências e competências de cada um, definam os responsáveis pela:

  • Pesquisa em fontes fidedignas que garantam credibilidade e atualidade;
  • Seleção e visionamento dos filmes que pretendem divulgar;
  • Atribuição de classificação (pode ser com estrelas, à semelhança do que faz o PÚBLICO);
  • Elaboração da ficha técnica (com hiperligações para quem quiser saber mais sobre atores, realizadores...), pesquisa da imagem de capa do filme;
  • Construção de um texto curto onde descrevam, de forma sucinta, o essencial do argumento, (sem spoilers);
  • Construção de texto crítico sobre os filmes que, por algum motivo, considerem relevante destacar com a vossa opinião fundamentada (respeitando as caraterísticas e funções deste tipo de texto);
  • Criação de notícias e reportagens;
  • Interação com o vosso público;
  • Criação de passatempos.

3. Se ficaste entusiasmado com a nossa sugestão, agora é só pores mãos à obra.

Se tiveres dúvidas, podes sempre contar com o PÚBLICO na Escola  (publiconaescola@publico.pt).

Queremos saber novidades e divulgar os vossos projetos e iniciativas!

Nota: O Jornal PÚBLICO não é escrito segundo o Acordo Ortográfico de 1990.