Rui Moreira falha debate da TVI marcado para esta quinta-feira

Candidato independente informa que só participará em quatro debates no âmbito das eleições autárquicas: SIC, RTP, TSF/JN e Porto Canal.

Foto
Rui Moreira só vai a quatro debates no âmbito das eleições autárquicas neg nelson garrido

Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto e candidato a um segundo mandato, de novo com o apoio do CDS, não irá participar no primeiro debate sobre as propostas dos diferentes candidatos para a cidade organizado pela TVI, que decorre nesta quinta-feira à noite, na Fundação de Serralves (Porto). O debate contará com as presenças de Ilda Figueiredo (CDU), Manuel Pizarro (PS) e Álvaro Almeida (PSD/PPM).

O candidato do Bloco de Esquerda, João Teixeira Lopes, encontra-se ausente do país, mas garante a sua participação no debate da TVI via satélite.

Na sua página do Facebook, Rui Moreira escreve que a sua candidatura decidiu participar em quatro debates (um por semana), “o dobro dos efectuados em 2013” e que a sua presença está assegurada no debate que a SIC, agendado para 5 de Setembro, no qual participarão so restantes candidatos autárquicos.

“Este ano foram propostos mais de uma dezena de debates na comunicação social para cumprir no último mês de campanha”, adianta o candidato independente, dando conta de que o "apelo" feito pela candidatura para que os órgãos de comunicação se organizassem “não deu resultado”.

“A proposta para se fazer debates conjuntos não foi atendida, com excepção da TSF e Jornal de Notícias, que organizam um debate conjunto, dia 22, em que participaremos”, escreve o candidato na sua página, acrescentando: “A participação em quatro debates num mês (dois em período pré-eleitoral e dois em período eleitoral), à média de um por semana, representa um esforço acrescido de debate, para quem, além de candidato, tem que cumprir as suas obrigações e agenda, como presidente da câmara”.

Para lá dos debates da SIC e da TSF/JN, o candidato independente aceitou participar nos debates da RTP e da Porto Canal, agendados para os dias 13 e  27 de Setembro, respectivamente.

PS acusa Moreira de “arrogância antidemocrática”

O candidato do PS à Câmara do Porto, Manuel Pizarro, acusou Rui Moreira, de “fugir “aos debates, afirmando que a “indisponibilidade” do candidato independente denuncia que “não sente seguro das suas propostas, ou considera que está dispensado de as ver questionadas”.

 “É no mínimo estranho que o dr. Rui Moreira fuja a participar nos debates. Isso significa que, ou não se sente seguro das suas propostas, ou considera que está dispensado de as ver questionadas. É uma atitude de arrogância antidemocrática inadequada para quem aspira a liderar uma cidade como o Porto, onde a liberdade tem um valor especial”, diz Manuel Pizarro.

Em comunicado divulgado algum tempo depois de Rui Moreira tornar púbica a sua indisponibilidade para participar nesta quinta-feira no debate da TVI com os candidatos à Câmara do Porto, Manuel Pizarro declara que “é com alguma surpresa que na actual corrida autárquica verifica ‘a sucessiva indisponibilidade por parte do dr. Rui Moreira para debater com as restantes candidaturas’”.

“Na verdade, Rui Moreira esteve ausente de todos os debates que têm vindo a ser promovidos pelas instituições e organizações da cidade, como são os casos do Ateneu Comercial do Porto, da Escola Secundária Filipa de Vilhena (organizado pela Associação de Pais) ou até da Rádio Portuense”, critica o candidato socialista e vereador da Câmara do Porto.

Sugerir correcção
Comentar