Jardim queria que aeroporto da Madeira se chamasse “Cavaco Silva”

Revelação foi feita pelo antigo ministro José Silva Peneda na Rádio Renascença. O ex-presidente do CES diz que a decisão de colocar o nome de Cristiano Ronaldo pode ter derivado de “ciumeira” dos agentes locais.

Foto
O aeroporto da Madeira foi rebaptizado de Cristiano Ronaldo na semana passada Reuters/RAFAEL MARCHANTE

O antigo ministro do Trabalho José Silva Peneda revelou que, na década de 80, era vontade de Alberto João Jardim que o aeroporto da Madeira se denominasse “Aeroporto Cavaco Silva’. A revelação foi feita no programa Conversas Cruzadas, da Rádio Renascença. “Vou fazer uma confidência: quando fui secretário de Estado do Planeamento e do Desenvolvimento Regional tinha a tutela do aeroporto de Santa Catarina, era assim que se chamava o aeroporto da Madeira”, disse o ex-presidente do CES.

“Foi quando desempenhava esse cargo que se fizeram as obras de ampliação do aeroporto da Madeira, obras financiadas por fundos europeus. O presidente do governo regional [Alberto João Jardim] tratou deste dossier comigo. Um dia confidenciou-me ter grande vontade em que o aeroporto fosse designado de ‘Aeroporto professor Cavaco Silva’. Não teve sorte nenhuma e, quanto a mim, bem”, acrescentou.

Recordando que foi nessa altura que alguém ia emprestar o nome a um baptismo promovido pelo governo regional da Madeira, Silva Peneda considerou: “Se calhar, nessa altura a opção seria aplaudida pela maioria da população portuguesa porque o professor Cavaco Silva estaria no máximo de popularidade. Mas foi sensato não adoptar a opção”.

Agora que o aeroporto foi rebatizado com o nome de Cristiano Ronaldo, o economista considera a decisão “prematura”. “Normalmente estas distinções são dadas a pessoas que já cumpriram uma carreira, já a terminaram. Dar o nome a uma grande infra-estrutura, a um aeroporto, é uma consagração de carreira. Julgo que esta decisão da dar o nome de Cristiano Ronaldo ao Aeroporto da Madeira surgiu cedo e foi precipitada”, indica Silva Peneda.

Mas atirou mais uma acha para a fogueira da polémica: “Há quem me diga, não sei se é verdade, que da parte das autoridades regionais há uma espécie de ciumeira e antes que a placa ‘Alberto João’ fosse colocada no aeroporto o melhor foi eliminar essa possibilidade e colocar já a placa ‘Cristiano Ronaldo’. O que considera ser “uma mesquinhez”.

Outro dos participantes no programa respondeu com ironia. “Acho que muitos que nos seguem lá em casa e eram contra esta ideia de dar o nome do aeroporto da Madeira a Cristiano Ronaldo, agora que ficaram a saber que as alternativas seriam Alberto João Jardim ou Cavaco Silva... passaram a ser a favor”, disse Luís Aguiar-Conraria, professor de economia da Universidade do Minho.

“Portanto, há essa hipótese. O principal argumento que se ouve contra a ‘opção Cristiano Ronaldo’ tem a ver com o facto de ser ainda novo, 32 anos, e este tipo de distinções ser mais habituais no fim da vida. Aqui fica um pouco a ideia de que se ficou à espera de que Alberto João ou Cavaco Silva envelhecessem muito e este jovem passou-lhes a perna...”, sustenta.

Já Álvaro Santos Almeida, candidato do PSD à Câmara do Porto, concorda com a decisão do governo regional da Madeira. “Acho que aeroportos e outras infraestruturas importantes da nossa vida comunitária devem ter nomes que relembrem personalidades que se distinguiram com contributos relevantes para a sociedade e, no caso em apreço, para a região da Madeira e para o país. Cristiano Ronaldo encaixa perfeitamente neste postulado”, diz o professor de economia da Universidade do Porto.

Sugerir correcção
Ler 12 comentários