Comissão Europeia vai convocar reunião sobre ovos contaminados

Existem pelo menos 12 países europeus afectados pela distribuição de ovos contaminados.

Fotogaleria
Reuters/STRINGER
Fotogaleria
Reuters/STRINGER
Fotogaleria
Reuters/STRINGER
Fotogaleria
Reuters/STRINGER
Fotogaleria
Reuters/STRINGER
Fotogaleria
Reuters/FRANCOIS LENOIR
Fotogaleria
Reuters/FRANCOIS LENOIR
Fotogaleria
Reuters/FRANCOIS LENOIR

 A Comissão Europeia vai convocar representantes dos países afectados pela distribuição de ovos contaminados com o insecticida tóxico fipronil, depois de serem apurados todos os factos, anunciou nesta sexta-feira o comissário europeu da Saúde.

"Propus a realização de uma reunião de alto nível, reunindo os ministros [dos países] visados e os representantes das agências de segurança alimentar de todos os Estados-membros implicados, assim que o conjunto de factos esteja à nossa disposição", indicou Vytenis Andriukaitis, numa mensagem  enviada à agência noticiosa France Presse (AFP).

O comissário europeu da Saúde e Segurança Alimentar adiantou ainda ter já abordado o assunto com os ministros alemão, belga e holandês.

Doze países europeus (Áustria, Eslováquia, Dinamarca, Bélgica, Alemanha, França, Suíça, Reino Unido, Luxemburgo, Suécia, Roménia e Holanda) já reportaram a existência de ovos contaminados nos circuitos comerciais.

O escândalo rebentou a 2 de Agosto, quando a Holanda alertou que tinha encontrado fipronil em lotes de ovos, embora a Bélgica tenha detectado a presença da substância tóxica antes, a 20 de Julho.

A Bélgica e a Holanda, onde a contaminação ocorreu, mobilizaram-se para encontrar os responsáveis e os inquéritos realizados nos dois países levaram à detenção na quinta-feira de duas pessoas de uma empresa holandesa que alegadamente usou o insecticida em explorações avícolas.

Os ovos identificados com o pesticida tóxico não estão à venda em Portugal, segundo disse na terça-feira uma fonte da Direcção-Geral da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.

Sugerir correcção
Comentar