Cartas à Directora

Agora é tempo de resgatar as famílias

Nas últimas décadas, nunca um esboço de Orçamento de Estado mereceu tão elevada expectativa por parte das famílias depauperadas por tanta austeridade e empobrecimento. Mas também, nunca um tal documento, mesmo antes de ser submetido a aprovação pelo Parlamento foi tão afrontado por Bruxelas, pelos seus propósitos de parar o empobrecimento e assim corresponder a uma maioria na Assembleia da Republica (PS, BE, PCP e PEV), comprometida em devolver salários e pensões, repor direitos e travar negócios de privatizações que fragilizam serviços públicos.

Depois dos sucessivos resgates de bancos arruinados, do BPP ao BPN e BES, que entre 2008 e 2014 absorveram 86 mil milhões de euros, entre ajudas públicas e do BCE que ultrapassaram o próprio resgate da troika no chamado programa de assistência. Ao que se soma a mais recente injecção financeira do actual governo no Banif. Agora é tempo de resgatar as famílias. É às vítimas das políticas seguidas durante os últimos anos, que privilegiaram tirar aos pobres para dar aos ricos, que é imperioso responder com coragem politica.

São pois muitas as esperanças, ainda que sem euforias, por parte das famílias a quem foram negados direitos e prestações sociais essenciais para a sua sobrevivência com o mínimo de dignidade, a que o Orçamento, mesmo sujeito a toda a chantagem e pressão dos promotores da austeridade, está objectivamente comprometido a corresponder a expectativas que só a actual conjuntura politica mais favorável ao trabalho poderá proporcionar.

José Lopes, Ovar

 

Ex-ministra desiludida

A Ex-Ministra das Finanças Maria Luís Albuquerque, assume "desilusão" por não haver lugar à devolução da Sobretaxa de IRS.  O Carnaval está a aproximar-se, o entrudo é já no dia 9 de Fevereiro, mas as brincadeiras... do mesmo já começaram... A Senhora D. Maria Albuquerque, vejam bem, enalteceu os dados da execução Orçamental de 2015, mas reconheceu não ser possível devolver a Sobretaxa de IRS. Bom, em 2015, o Estado arrecadou perto de 40 milhões de euros, em Impostos... ou seja, mais de 1800 milhões de euros, do que em 2014... mas para devoluções da Sobretaxa - ZERO - é ou não é brincar ao Carnaval, com máscaras ou sem elas? Claro que é!

Tomaz Albuquerque, Lisboa

 

O PÚBLICO ERROU

No editorial de 28 de Janeiro (O preço da coerência) escreveu-se, a dado passo, “tapam-se estátuas no Vaticano”. Na verdade, não foi no Vaticano que as estátuas foram tapadas, por ocasião da visita do presidente iraniano Hassan Rouhani a Itália, mas sim no museu Capitolini, em Roma, para o encontro oficial com o primeiro-ministro italiano Matteo Renzi. Aos leitores e às entidades envolvidas, pedimos desculpa.

Relativamente às patentes dos chefes da Casa Militar dos presidentes Mário Soares, Jorge Sampaio e Cavaco Silva publicadas na edição de domingo, impõem-se as seguintes correcções: Carlos Azeredo é tenente-general e não general; Faria Leal é tenente-general e não general; Carvalho dos Reis é tenente-general e não tenente-coronel.

Sugerir correcção
Comentar