Sampaio espera pelo Conselho de Segurança para comentar cimeira

Foto
Chefe de Estado aguarda pelo evoluir da crise internacional para se pronunciar Bruno Rascão (PÚBLICO, arquivo)

O Presidente da República só comentará o resultado da cimeira de hoje na Base das Lajes, Açores, depois da reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas, marcada para amanhã.

Fonte do Palácio de Belém disse à Lusa que o chefe de Estado aguarda pelo evoluir da crise internacional para se pronunciar sobre a posição de Portugal em relação a uma possível intervenção militar contra o Iraque, declinando para já qualquer comentário à cimeira que hoje juntou nos Açores, o Presidente norte-americano e os primeiros-ministros inglês, espanhol e português.

Jorge Sampaio, que afirmou ontem que o balanço da cimeira da Base das Lajes "terá de ser feito" e que a posição portuguesa "terá de ficar clara", deverá assim pronunciar-se nos próximos dias.

O Presidente sustentou ontem que "desarmar o regime de Saddam parece uma necessidade evidente", sublinhando esperar que isso seja possível no quadro das Nações Unidas. Sampaio disse encarar a cimeira como "a derradeira tentativa para a paz", quando os sinais de uma intervenção militar no Iraque são cada vez mais visíveis.

Sugerir correcção
Comentar