Angélica André obtém melhor resultado português em Mundiais de natação

Nadadora de Matosinhos terminou na quarta posição a prova dos 5km de águas abertas, em Fukuoka, no Japão.

Foto
Federação Portuguesa de Natação

Angélica André terminou nesta terça-feira em quarto lugar a prova de cinco quilómetros de águas abertas, dos Mundiais de desportos aquáticos, alcançando o melhor resultado português de sempre numa competição mundial em todas as disciplinas da natação.

Em Fukuoka, no Japão, Angélica André, que esteve na luta pelas medalhas até aos últimos metros, terminou a prova em 59m35,60s, a cerca de dois segundos da brasileira Ana Marcela Cunha (59m33,90s), campeã olímpica, que foi medalha de bronze.

A alemã Leonie Beck, que já tinha vencido a prova dos 10 quilómetros, conseguiu o ouro, com a marca de 59m31,70s, imediatamente à frente da neerlandesa Sharon Rouwendaal (59m32,70s), que foi medalha de prata.

Depois de ter sido 15.ª classificada na prova dos 10 quilómetros, Angélica André, nadadora do FC Porto, melhorou na prova dos cinco quilómetros, na qual tinha sido sétima há um ano nos Mundiais de Budapeste.

"Estou muito feliz. Foi um bom resultado, uma boa prova. Claro que é um quarto lugar bastante próximo do pódio, mas estou muito contente, mais uma vez a mostrar consistência. Um resultado que é fruto do que temos treinado no FC Porto. Isto é mais uma motivação para continuar", afirmou Angélica André, em declarações à Federação Portuguesa de Natação.

Mafalda Rosa, que foi 17.ª na prova dos 10 quilómetros, terminou, desta feita, na nona posição, considerando que o evento dos cinco quilómetros "foi rápido do início ao fim" e acrescentando: "Nesta prova já corrigi os meus erros dos 10 km. Excelente, estou de parabéns. A Angélica está de parabéns. Agora é continuar".

Na prova masculina dos cinco quilómetros, Diogo Cardoso foi 35.º, e Tiago Campos desistiu.

Na eliminatória da prova de dueto livre em natação artística, as portuguesas Cheila Vieira e Maria Beatriz Gonçalves terminaram no 15.º lugar, entre 37 equipas em competição.

Sugerir correcção
Comentar