Famalicão conquista Taça de Portugal feminina de futebol pela primeira vez

Os famalicenses derrotaram o Sp. Braga no jogo decisivo, disputado no Estádio Nacional.

Foto
O Famalicão é o novo detentor da Taça de Portugal feminina de futebol Reuters/MOLLY DARLINGTON

O Famalicão conquistou neste sábado a Taça de Portugal feminina de futebol pela primeira vez, após vencer na final, disputada no Estádio Nacional, no Jamor, o Sp. Braga, por 2-0. Na segunda presença consecutiva na partida decisiva da prova, os golos de Sissi e Letícia Almeida, ainda na primeira parte, garantiram às famalicenses sucederem ao Sporting na conquista do troféu.

Depois de ter afastado da competição o AD Pastéis, o Cadima, o Damaiense e o Benfica, o Famalicão adiantou-se no marcador logo aos 10 minutos: a avançada brasileira Sissi conseguiu progredir vários metros e, contando com o apoio da compatriota Mylena Freitas, ultrapassou várias adversárias bracarenses, marcando o primeiro golo no Jamor.

A vantagem deu mais confiança à equipa comandada por Marco Ramos e, aos 27 minutos, um contra-ataque das famalicenses foi conduzido com qualidade por Mylena Freitas, com a jovem internacional sub-19 portuguesa Letícia Almeida a finalizar e a fazer o 2-0.

Na segunda parte, o rumo do jogo mudou, com o Sp. Braga a assumir o domínio da partida e a rematar mais, mas o Famalicão conseguiu gerir o jogo e aguentar a pressão das bracarenses, tornando-se no 10.º clube a erguer a Taça de Portugal, em 19 edições da prova.

No final, Marco Ramos, treinador do Famalicão, mostrou-se muito satisfeito pelo “objectivo cumprido”: “Queríamos muito levar esta Taça para Famalicão, trabalhámos muito para isso. O Sp. Braga foi um digno vencido, deu tudo e valorizou a nossa vitória.”

Já Regina Pereira, capitã das famalicenses, disse tratar-se de “um dia inesquecível”. “Estávamos com bom feeling, sentíamos que os nossos adeptos acreditavam que íamos vencer desta vez. O percurso no futebol é muito curto, há que aproveitar estes momentos. Já tentámos o ano passado, não deu, mas desta vez ganhámos mesmo a Taça. Tenho muito respeito pelo Sp. Braga, já lá joguei, mas hoje só um podia ganhar e estou feliz que tenha sorrido para o nosso lado.”

Sugerir correcção
Ler 1 comentários