Jogos com História: A estreia da selecção feminina

Com a selecção feminina de futebol prestes a entrar em campo na fase final do Euro, vale a pena olhar para o dia em que esta história começou. Foi em França e o resultado até prometia muito. Mas ainda houve altos e baixos antes de chegarmos a esta era de crescimento do futebol delas.

Foto
Cláudia Neto foi uma das muitas jogadoras que vestiram a camisola da selecção portuguesa de futebol feminino FILIPE FARINHA

O convite veio de França, país que na altura tinha mais de 25 mil atletas federadas, era campeão mundial e se preparava para a primeira Taça da Europa das Nações de futebol feminino. Por que razão as francesas juntaram à Noruega e à Holanda como adversárias nesta campanha a hipótese de defrontarem Portugal, essa é uma questão que fica sem resposta. Mas a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) aceitou o desafio. E a “equipa das quinas” apresentou-se em campo a 24 de Outubro de 1981, perante mais de 1500 espectadores – foi o primeiro encontro da história da selecção feminina de futebol.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.
Sugerir correcção
Comentar